quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Medalhão de Filé ao Molho de Parmesão

Boa tarde a todos,

Dando continuidade a matéria que a Dani postou na segunda-feira 25/02, irei postar hoje uma receita maravilhosa , com uma dica super útil para nós, cozinheiras(os) de plantão.


Bom, vamos a receita:


MEDALHÃO DE FILÉ AO MOLHO DE PARMESÃO


Ingredientes:


- 01 Kg de Filé Mignon em formato "tornedor"

-  Fatias de bacon
- 100 grs de parmesão argentino
- 02 colheres (sopa) de manteiga
- 01 cebola picada
- 200ml de vinho branco seco
- 1/2 lata de creme de leite sem soro.
- Sal e pimenta do reino a gosto.
- Azeite

Modo de preparo:


Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino, logo em seguida enrole cada medalhão com uma fatia de bacon. Prenda as pontas passando um palito que ficará com uma pontinha em cada lado da carne.

Aqueça uma frigideira com 01(uma) colher de sopa de azeite e acrescente os medalhões, dois minutos depois acrescente (01) uma colher de sopa de manteiga.

Segredo da culinária francesa: O azeite estabiliza a temperatura da manteiga, fazendo com que ela demore muito mais para queimar e a manteiga por sua vez ajuda o azeite a dourar a carne, acrescentando um saber incrível!


Voltando a receita, depois de ter acrescentado a manteiga, deixe os medalhões fritando por 05 (cinco) minutos, logo após vire-os e deixe por mais 05 (cinco) minutos para fritar do outro lado. O ponto de referencia para vermos se está bom é o bacon, se este estiver bem tostadinho esta no ponto, reserve-os.


Molho:


Na mesma frigideira acrescente 01 colher de sopa de manteiga e 01 cebola picada, deixe dourar. Adicione 200 ml de vinho branco e deixe reduzir pela metade, acrescente 100 grs de parmesão e mexa até ferver, logo em seguida acrescente 1/2 lata de creme de leite e mexa até engrossar.Está pronto.


Para servir despeje o molho em uma travessa e acomode os medalhões, adicionando um pouco do molho em cada um deles e decore com salsinha. 





Espero que tenham apreciado.

Um ótimo restinho de semana a todos!

Luisa Pereira



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dicas dos Chefes de Cozinha

 Mais de dois anos de contato quase diário com nossos cozinheiros, acabei aprendendo alguns truques dignos de mestres cucas. Hoje vou compartilhar com vocês algumas dessas preciosidades...rsss

1) Quando for fazer qualquer carne a milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente à farinha de rosca um pouquinho de queijo parmesão ralado.


2) As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.


3) Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo. Para tirar qualquer odor do microondas, limpe seu interior com um pano embebido numa solução de bicarbonato e água morna.


4) Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a para ferver em um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio. 


 5) Omelete mais leve: misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ela ficará mais leve, cremosa e crescerá mais.

6) Antes de fritar a polenta, passe-a na farinha de trigo. Assim, ela ficará mais macia e com uma crosta crocante. 


7) Para dar um sabor especial às batatas fritas, coloque duas rodelas de cebola um pouco antes de tirá-las do fogo.


8) Para deixar o frango à milanesa mais gostoso, misture manjericão fresco picado na farinha de rosca que será utilizada para empanar. 


9) Para engrossar o feijão que ficou aguado, acrescente uma mistura de água e maisena


10) Para reduzir o cheiro de peixe no ar, ponha suco de limão no óleo em que vai fritar o peixe. Isso diminuirá a fumaça e o cheiro. 


11) As folhas de alface conservarão como novas na geladeira se você colocar perto delas, um limão partido. 


12) Um dos piores tormentos na hora de fazer uma fritura é o óleo espirrar. Para evitar isso, quando temperar os bifes adicione o óleo juntamente com o tempero e nunca na frigideira. Outra dica é salpicar um pouco de sal no fundo da frigideira antes de acrescentar os alimentos. 


13) Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente


14) Para o arroz ficar soltinho pingue algumas gotas de limão ou vinagre à água do cozimento. 


15) Se você fritar os bifes na margarina, em vez de óleo, eles não encolherão e ficarão bem mais macios

16) Para seu bolo ficar mais fofo e crescer mais, dê duas ou três batidas leves com o fundo da forma em cima da mesa da cozinha, reduzindo assim as bolhas antes de ir para o forno.



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dica pro Final de Semana: De Cabrón

Acabamos de receber os produtos super especiais da marca De Cabrón. São molhos de pimenta, temperos e até um preparado para tornar o seu churrasco ainda melhor.

No site De Cabrón você entende toda a história e acaba admirando ainda mais a linha gourmet que eles criaram (decabron.com.br).

O nível de "picância" das pimentas (já postamos sobre isso no blog) são divididos em 4 categorias:

1) Mirim - indicada aos iniciantes, é bastante suave;
2) Humana -  muito saborosa, podemos dizer que é a tradicional;
3) Profissa - molho bastante ardido, mas tem uma "pior", que é a....
4) Insana - nível máximo de picância, baseado nos chilis mais potentes do mundo
E essa referência você encontra em todas os produtos da marca.
Este display tem aqui no nosso Empório

Para vocês terem uma ideia de alguns dos produtos que chegaram:

1) Molho Chipotle  Goiaba - Tá ai uma coisa que não imaginávamos que ficaria tão bom assim: Chipotle e Goiaba. Uma combinação que 
 parece tão óbvia e simples mas é inédita nesse século e que vai te levar a lugares jamais vistos pelas suas papilas gustativas. Indicado para carnes, petiscos e principalmente queijos. Uma combinação que nem Romeu e nem Julieta irão resistir.



2) Tempero Habanero e Manga - Nossas melhores habaneros orange e manga finamente adormecidos em vinagre de milho artesanal. Sabor refrescante e frutado perfeito para dar um upgrade em ceviches, saladas, guacamoles e já teve gente que até usou para saltear camarões. Um luxo!



3) Vinagre BBQ para Churrasco - Seguindo as tradições dos mestres churrasqueiros do leste da Carolina do Norte nos Estados Unidos, o Chincho preparou com seu toque picante este molho para você temperar carne suína. Marine por até 8 horas antes em geladeira ou regue durante o churrasco e boa viagem.


Beijos,

Dani

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pasta al limone e zuchinne

Quarta-feira de cinzas não postei nenhuma receita, mas hoje resolvi caprichar com um super delícia pra vocês.

Sigo a mesma linha sempre, porque sei que vocês adoram: fácil, simples e delicioso! E essa tem o bônus de ser super rápida! É o tempo de cozinhar a massa que o molho está pronto.
Mãos às panelas??
Ingredientes:
500 g de massa seca (usei penne tricolore);
2 abobrinha italianas pequenas cortada em julienne (tiras finas);
Raspas das cascas e suco de 2 limões sicilianos;
1 xic.(chá) de creme de leite fresco;
Queijo ralado;
Azeite (Sugestão: Azeite Deleyda)
Sal
Modo de preparo:
Comece colocando a massa para cozinhar enquanto prepara o molho.
Na frigideira, coloque um fio de azeite para esquentar.

Acrescente a abobrinha e deixe refogar levemente
Acrescente o creme de leite, as raspas e o suco de limão 
Deixe reduzir um pouco (aprox. 5 minutos), acrescente o queijo ralado e misture até derreter. 
Desligue o fogo, acrescente a massa cozida e a envolva no molho.
Ahhh, quem ñ gostar de abobrinha, pode exclui-lá da receita sem problema nenhum, os outros ingredientes sao suficientes para deixar sua massa muito saborosa.

Rendimento: 4 porções muito bem servidas.
Beijos,
Dani

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cardápio Novo

Amanhã, dia 19/02 inauguramos o nosso novo cardápio!

 Muitas novidades como o Filé do Belo, Bacalhau Ora Pois, Camarão Mediterrâneo e Bruschetta Tapenade.

Esperamos vocês a partir das 19h30min.





** fotos Patricia Guimarães - Blog Senhora Mesa

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dica pro Final de Semana: Chocolate Milka

A história do chocolate MILKA tem origem em meados de 1850, na cidade suíça de Neuchâtel, onde o produtor Philippe Suchard transformou o chocolate, até então voltado para a elite europeia, em um produto popular e acessível a todos. 

Perto da virada do século, seu genro expandiu o negócio, abrindo fábricas na Áustria, Alemanha e França. Introduziu novas técnicas na produção do chocolate, entre elas uma fórmula para misturar cacau e leite, é por isso que o nome MILKA é derivado das palavras alemãs Milch (leite) e Kakoa (cacau), ingredientes principais do chocolate. O novo produto foi lançado em embalagens lilás com uma vaca de cor preta e branca, sobre um fundo com uma bela paisagem alpina. 

Atualmente, Milka é líder mundial em vendas de chocolate ao leite em barras e podem ser encontrados em mais de 150 países. Anualmente vende mais de 400 milhões de barras de chocolate, aproximadamente 35 milhões de ovos, coelhos e papai noel de chocolate, além de um grande número de outros produtos. Os maiores mercados para a marca incluem Estados Unidos (é o chocolate mais vendido dentro do Epcot, na Disney), Alemanha, Bélgica, Argentina, França, Itália e Holanda.


Confira nossas opções de 300g:



Agora as barrinhas de 100g:

Bom final de semana,

Dani

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Receber com Bossa: Porta Guardanapos

Hoje vou falar de algo que eu adoro fazer quando recebemos visita em casa ou quando quero fazer um agradinho extra pro marido.

Acredito que uma mesa bem posta seja capaz de fazer milagres: a cerveja ou o espumante não estão tão gelados, mas o jogo americano é lindo... a comida não está aquela maravilha, mas repare no capricho dos arranjos de flores... pra mim, o que conta no final das contas é a companhia e a bossa que envolve o local.

Na minha casa não abro mão de receber com guardanapos e porta guardanapos lindíssimos. Hoje há muitos modelos de guardanapos de papel que são demais, mas confesso que ainda prefiro os clássicos de pano, para eu poder colocar o meu acessório preferido: os porta guardanapos.

Estes são os meus preferidos:

Argola Limão Siciliano
Argola Limão Siciliano
by Theodora Home

Argola Hortência Azul, meu xodó .
é da Theodora Home também
Quando eu quero uma decoração mais rústica uso estes.
Comprei na Loja e o melhor é o preço...
R$ 2,90 cada

Costumo usar com guardanapos de linho branco trabalhado, florais (no tom de azul e amarelo) ou listrados. Ficam demais.

Espero que tenham gostado.
Beijos,

Dani

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dica pro Final de Semana: Azeite Deleyda Premium


Este azeite é produzido no Valle de Leyda no Chile, um local que possui clima mediterrâneo com temperaturas moderadas devido a influência do Oceano Pacífico, essa proximidade proporciona um amadurecimento mais lento da fruta, permitindo um ótimo desenvolvimento de todos os seus delicados sabores e aromas.
Todos os frutos são colhidos manualmente e o processo de extração do azeite é a prensagem à frio. Possui uma acidez de até 0,2%
O Deleyda Premium é um azeite de intensidade média, com notas aromáticas que indicam muito frescor; é delicado, tem um toque herbáceo e de maçã. Na boca tem boa acidez, leve amargor e uma sensação de picância longa e persistente.
Composição das azeitonas: Arbequina, Arbosana, Coratina, Koroneiki, Frantoio e Leccino

Super premiado!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Receita: Cestinha de Parmesão

A receita do risoto alla millanese fez sucesso! Tivemos quase 500 visualizações e vários elogios. É muito gratificante quando isso acontece. Obrigada a todos vocês :)

Por isso hoje vou postar uma receita pra você dar um up no seu risoto, na sua massa e até mesmo na sua salada. Nós servimos aqui no restaurante com o risoto de funghi e mignon e é muito pedido.

Espero que se deliciem!

Trouxinha de Parmesão

Ingredientes:
Queijo parmesão ralado fino

Modo de Preparo:


Em uma frigideira pequena, coloque um fio de azeite e espalhe com guardanapo ou papel toalha, jogue o queijo ralado no fundo da frigideira e aqueça em fogo baixo,
Quando o queijo estiver derretendo, mas antes que doure por completo, retire-o da frigideira com a ajuda de uma espátula e deixe descansar em qualquer recipiente que possa servir de molde para a cestinha (nós usamos o vidro de palmito de cabeça para baixo), até que esfrie e endureça.

Monte o risoto, a massa ou a sua salada na cestinha. Qualquer prato fica muito mais gourmet quando servido assim :)
Risoto de Funghi com Mignon
by Restaurante Pavanelli
Com Folhas Verdes, Tomate Cereja e Champignon

Com Farfalle ao Sugo

Boa quarta-feira a todos,

Beijos,

Dani
  

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ranking de vinhos pela Revista Prazeres da Mesa

No decorrer de 2012 especialistas e a equipe da Revista Prazeres da Mesa fizeram mais de 50 viagens para as mais diversas regiões vinícolas do Brasil e do mundo, e degustaram mais de 12.000 garrafas de vinhos, que foram devidamente descritas e pontuadas.Dessa maneira, apontaram os melhores rótulos da atualidade. Confira os destaques que você pode encontrar aqui na Loja Pavanelli:u88

1) Paulo Laureano Reserva Branco - vinho português  da região do Alentejo. Descrito como um vinho bem equilibrado no nariz e na boca.

2) Monte do Pintor - vinho português  da região do Alentejo. Descrito como fácil de beber, com taninos bem equilibrados e gostoso retrogosto.

3) Mouchão -  vinho português  da região do Alentejo. Após a fermentação, este tinto estagia por até 3 anos em tonéis de madeira com mais de 40 anos.

4) Marqués de Borba -  vinho português  da região do Alentejo que leva as uvas Trincadeira, Aragonês, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon. Seco, com boa acidez e encorpado.

5) Viu Manent Viu 1 - Um dos ícones do Chile, é elaborado essencialmente com a uva Malbec de vinhedos com aproximadamente 100 anos.

6) Amayna Sauvignon Blanc - Vinho chileno complexo e exuberante, com frutas tropicais maduras, lembrando manga e baunilha.

7) Angelica Zapata - O melhor Chardonnay de Catena produzido para o mercado interno argentino, onde é considerado um dos melhores brancos do país.

8) Montes Alpha Chardonnay - Excelente e moderno, com uvas da fria região de Casablanca.

9) Montes Alpha M - Um dos melhores tinto do Chile, costuma ser muito bem pontuado pela imprensa especializada.

10) Vinhas Velhas - tinto elaborado pelo enólogo português Luis Pato. É uma ótima pedida para acompanhar pratos elaborados.

11) Champagne Veuve Clicquot - é testemunha fiel da tradição do bom Champagne, da excelência e da busca pela perfeição dominadas pelo lema da Madame Clicquot.

12) Esporão Private Selecion - Este corte de Semillon com Antão Vaz tem aroma com notas de frutas brancas e da tosta da madeira do carvalho.

13) Esporão Reserva Branco - Rico no aroma e com boa acidez, tem final longo e fresco.

14) Cool Coast Sauvignon Blanc - Produzido em uma vinícola familiar onde todos os membros participam do processo de elaboração.

15) Rutini - Elegante e potente sem excesso de álcool  e de taninos. Pode ser bebido agora ou guardado ainda por muitos anos.
Beijos,

Dani

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dica pro Final de Semana: Vinho Assobio

A dica para este final de semana não é só minha, e sim de um dos melhores sommeliers que eu conheço, o João Palhinha, da importadora Qualimpor.

Que eu me lembre nunca provei este vinho, vou degustá-lo esta noite. Então, quem quiser me acompanhar nesta tarefa difícil - rsssss- corre até a Loja buscá-lo. Depois, vamos trocar figurinhas sobre ele aqui.

Vinho: Assobio

Uvas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca

Região: Douro, Portugal

Visual: Rubi profundo, com laivos violetas.

Aromas: Frutos vermelhos e especiarias.

Paladar: Palato elegante de fruta jovem, apoiado numa estrutura de finos taninos.

Temperatura Ideal de Consumo: 16ºC.

Assobio