segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dicas dos Chefes de Cozinha

 Mais de dois anos de contato quase diário com nossos cozinheiros, acabei aprendendo alguns truques dignos de mestres cucas. Hoje vou compartilhar com vocês algumas dessas preciosidades...rsss

1) Quando for fazer qualquer carne a milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente à farinha de rosca um pouquinho de queijo parmesão ralado.


2) As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.


3) Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo. Para tirar qualquer odor do microondas, limpe seu interior com um pano embebido numa solução de bicarbonato e água morna.


4) Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a para ferver em um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio. 


 5) Omelete mais leve: misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ela ficará mais leve, cremosa e crescerá mais.

6) Antes de fritar a polenta, passe-a na farinha de trigo. Assim, ela ficará mais macia e com uma crosta crocante. 


7) Para dar um sabor especial às batatas fritas, coloque duas rodelas de cebola um pouco antes de tirá-las do fogo.


8) Para deixar o frango à milanesa mais gostoso, misture manjericão fresco picado na farinha de rosca que será utilizada para empanar. 


9) Para engrossar o feijão que ficou aguado, acrescente uma mistura de água e maisena


10) Para reduzir o cheiro de peixe no ar, ponha suco de limão no óleo em que vai fritar o peixe. Isso diminuirá a fumaça e o cheiro. 


11) As folhas de alface conservarão como novas na geladeira se você colocar perto delas, um limão partido. 


12) Um dos piores tormentos na hora de fazer uma fritura é o óleo espirrar. Para evitar isso, quando temperar os bifes adicione o óleo juntamente com o tempero e nunca na frigideira. Outra dica é salpicar um pouco de sal no fundo da frigideira antes de acrescentar os alimentos. 


13) Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente


14) Para o arroz ficar soltinho pingue algumas gotas de limão ou vinagre à água do cozimento. 


15) Se você fritar os bifes na margarina, em vez de óleo, eles não encolherão e ficarão bem mais macios

16) Para seu bolo ficar mais fofo e crescer mais, dê duas ou três batidas leves com o fundo da forma em cima da mesa da cozinha, reduzindo assim as bolhas antes de ir para o forno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário