Recebemos o catálogo de outono da Mistral e achei muito legal 3 mini informativos que relacionam Vinho e Saúde, vou compartilhar com vocês:
1) Anos atrás, médicos e cientistas ficaram intrigados ao constatar que os franceses - apesar de sua dieta de risco, com muitas gorduras - tinham uma pequena incidência de enfarte, derrames e doencas coronárias. Isto foi chamado de " paradoxo francês" e se descobriu que o grande responsável era o vinho. Doses moderadas de vinho tinto ajudam a reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), além de proteger contra ataques cardíacos e derrames. Desde entao, inúmeros estudos têm sido feitos e a lista de benefícios associados ao consumo moderado nao para de aumentar.
Pessoas que tomam até 2 tacas de vinho por dia têm 79% menos chance de ter um enfarte do que os abstêmios segundo a Sociedade Americana de Cardiologia. Além disto, o vinho pode ajudar a previnir novos enfartes em pacientes que já estiveram o primeiro, reduzindo o risco em 50%. Os polifenois presentes no vinho também ajudam a impedir a formacao de placas de gordura e relaxa as paredes de veias e artérias, prevenindo derrames e coloborando para controlar a pressao arterial.
2) Um recente estudo espanhol, elaborado na Universidade Carlos III de Getafe, em Madrid, indica que o vinho tinto pode ser uma importante arma contra o câncer de próstata. Compostos polifénoicos encontrados nos tintos - conhecidos como flavanóides - nao só inibem o crescimento deste tipo de câncer como também pode contribuir para a destruicao das células cancerosas. Os principais sao: ácido gálico, ácido tânico, morina e rutina, todos encontrados nos tintos.
3) Segundo um estudo holandês, pessoas que bebem vinho moderadamente têm menos riscos de desenvolver doencas mentais senis, como o males de Alzheimer e de Parkinson.
Boa segunda,
Dani
Nenhum comentário:
Postar um comentário