sexta-feira, 19 de abril de 2013

A dica pro seu final de semana é do Marcos. Ele se animou quando o vinho chegou na Loja.
Eu conheço pouquíssimo desta uva (Cabernet Franc) e também provei menos que 5 rótulos de vinhos americanos, por isso, não tive dúvidas de que ele seria o meu escolhido pra essa sexta...

Pelo o que eu pesquisei é um vinho californiano, mais precisamente de Sonoma, numa antiga região de minas de ouro e metais precioso. A sua história começou com John Kautz, um jovem agricultor visionário, que apostou no no cultivo de uvas naquela região, inicialmente com 12 hectares (em 1948). Construiu rapidamente uma excelente reputação como um produtor de uvas premiuns da Califórnia. Pouco mais tarde, ele já mantinha 5.000 hectares em Lodi e Sierra Foothills, tornando-se um dos dez maiores produtores de uva da Califórnia.
A vinícola se destaca por usar algumas técnicas para a preservação do meio ambiente, seguindo como lema: "A única coisa que um agricultor pode deixar no campo é a sua sombra".
Em 1988, John, sua esposa, Gail e seus filhos Stephen, Kurt, Jack e Joan iniciaram a produção do seu próprio vinho com a supervisão de Steve Mullier, um renomado enólogo, com o objetivo de lançar os vinhos Kautz, que mais tarde evoluíriam para Ironstone (que é a dica de hoje...rss)
Hoje, a vinícola é considerada um dos maiores pólos turísticos do região, possui teatro e anfiteatro para realização de eventos, como shows musicais e casamentos. Também se destaca por ser um centro de culinária e um museu com artefatos da época da mineração.

Vamos agora para a ficha técnica do vinho:

Nome: Ironstone

Região: Lodi AVA - Califórnia

Variedade: 95% Cabernet Franc e 5% Merlot

Produção: Colheita manual, fermentação alcoólica a temperaturas controladas, amadurecimento em barricas de carvalho francês e americano por 12 meses.

Visual: Vermelho rubi

Aroma: Frutas vermelhas, baunilha e notas de tostado

Sabor: Seco, boa acidez, taninos finos e final equilibrado.

Harmonização: Churrasco, aves marinadas, carne de porco com molhos agridoces.

Temperatura ideal para servir: 14°C

Álcool: 13,5%

R$ 65,00

A outra vez que eu provei um vinho Cabernet Franc achei levemente frutado, sobressaindo a groselha...Gostei, depois eu conto o que eu achei desse.


Beijos,

Daniele

Nenhum comentário:

Postar um comentário