segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Do Broto ao Vinho - Passo a Passo

Brotos Florescem: Durante o mês de março, no norte da Europa, e em setembro, no hemisfério sul os brotos que permaneceram após a poda no inverno começam a crescer, e o primeiro sinal de verde pode ser visto emergindo da madeira retorcida. Isto acontece quando a temperatura alcança mais ou menos os 10°C.

Folhas se Separam: Cerca de 10 dias após a brotação, as folhas iniciam a separação dos brotos. Os rebentos embrionários começam a aparecer. Estes são muito vulneráveis às geadas, que podem acontecer no mais tardar em meados de maio ou meados de novembro em regiões mais frescas, respectivamente nos hemisférios norte e sul. A poda tardia da vinha pode atrasar a brotação.

Floração Inicia: Entre 6 e 13 semanas após a brotação, a floração crucial das vinhas começa com o surgimento de pequenas capas de pétalas fundidas. Elas se parecem muito com as versões em miniatura de uvas que serão formadas após a queda das capas, expondo os estames para que possam ser fertilizados pelo pólen e, assim criar as bagas.

Efeitos da Floração: O tamanho final da safra depende do sucesso da polinização. Um clima desfavorável durante os 10 e 14 dias da floração pode causar coulure, por meio do qual os engaços de um número excessivo de bagos muito pequenos atrofiam, ocasionando a sua queda, e também  millerandage:bagos de diferentes tamanhos no mesmo cacho.

Amadurecimento: O lugar de tais botões, quando caem pela geada e pela chuva, é tomado por uvas jovens  duras e verdes em junho/dezembro.Essas uvas incham durante o verão e, em agosto/fevereiro passam pelo amadurecimento, por meio do qual amaciam e tornam-se avermelhadas ou amarelas. O processo de maturação se inicia e os açúcares começam a se acumular rapidamente dentro da uva.

Maturação Completa: A aferição da maturação, em particular, a decisão quanto ao que constituí a maturação perfeita são o foco de muitas pesquisas recentes. As variedades de pele escura devem ter certamente peles de cor profunda, porém os engaços e os caules devem começar a se lignificar (tornar-se amadeirados) e as sementes da uva não devem mostrar nenhum sinal de verdor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário