quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pergunta e Resposta

Olha que email interessante eu recebi:

Pergunta: "Porque as fichas técnicas que você descreve têm os aromas mais inusitados e nunca de uva?"

 Realmente é verdade, descrevo que um vinho tem aroma de pimentão-verde, couro, diversas frutas, mas não o aroma de uva propriamente dito.

A explicação é que o aroma caracteristico de algumas variedades de uvas é o composto quimíco conhecido por Antranilato de metila, entretanto, esse composto é encontrado em alguns vinhos em concentrações abaixo do seu limite de detecção. Exatamente por isso que o aroma do vinho não é de uva em si, mas de compostos voláteis que estão em sua composição e todos os outros formados ao longo do processo de vinificação, justificando a grande diversidade de descritores que recebem.

Aproveitando a pergunta, fizemos uma "enquete interna" e estes são os aromas + comuns nos vinhos:

Chardonnay: Pera, maçã, manteiga

Merlot: Abacaxi

Syrah: Canela, frutas vermelhas e especiarias

Cabernet Sauvignon: Pimentão-Verde, Terroso, Frutas Silvestres.


Concordam?

Beijos e até amanhã

2 comentários:

  1. Os aromas do vinho estão em relação à formação do vinho e também à experiência particular de cada um, seu universo de contato com os cheiros o que faz que cada um descreva de forma diferenciada os vinhos que prove.
    Eu tinha muita facilidade em sentir os lácteos (o que muita gente não tem) e menos os couros até começar a experimentar mesmo e começar a sentir.
    Para quem tem interesse existem kits de cheiros para acostumar o olfato. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Em relação ao kit de cheiros nós adquiremos um e usamos durante uma degustação que fizemos. A clientela saiu muito satisfeita :)
      Abraços,

      Excluir