terça-feira, 12 de junho de 2012

Pinot Noir nos diferentes países

Meu Deus do céu que correria...todo mundo parece que deixou o presente e as reservas dos Dia dos Namorados pra hoje. Achei que não ia conseguir nunca mais postar e responder os emails.

Bom, mas vamos lá...

Hoje vou falar da minha uva preferida, a Pinot Noir, famosa por ser uma uva "temperamental", esta uva é "enjoada", causadora de problemas, enigmática e desafiadora, mas quando ela se adapta no local e é bem cultivada pode ser um dos melhores vinhos de todos os tempos. Um bom viticultor e um enólogo experiente conseguem milagre com esta variedade.

Produz vinhos mais leves, frutados, geralmente como uma mistura de frutas vermelhas e silvestres. É redondo, aveludados e todos os bons adjetivos que um vinho pode ter.

Vamos agora para as particularidades que cada país apresenta, nossas indicações e depois meu preferido (na esperança que o marido leia e me presenteie...rs)

França: Framboesa, morango, cereja e rosas são aromas comuns em um Borgonha jovem. Com o tempo, pode evoluir para notas de especiarias, cogumelos, caça, erva-doce e o que os franceses chamam de sous-bois (aromas de bosque)
Nossa indicação: Vinho Borgonha Abel Pinchard

Alemanha: No sul do país, região de Baden, são produzidos alguns belos Pinot Noir. Tem aroma frutado, de ameixa negra e toques minerais.

Argentina: A variedade está presente no Vale de Uco, em Mendoza e em Neuquén, na Patagônia.. Seus vinhos exibem aroma de fruta madura.
Nossa indicação: Vinho Alma Negra

Chile: Sobressai framboesa e cereja fresca, além de um toque flora.
Nossa indicação: Vinho Amayna

EUA: A Pinot Noir se adaptou muito bem no Oregon, que já foi chamado de Côte d´Or do Novo Mundo. Os vinhos ali elaborados repetem o estilo dos da Borgonha, apesar da cor um pouco mais intensa. Na Califórnia  os tintos têm aromas de framboesa e cereja bem marcados.

NZ: Ricos em fruta madura, que lembram ameixa negra e compotas no nariz. Apresentam um estilo diferente e interessante.

O que eu queria:

MARAVILHOSO.




Um beijo e um excelente dia dos namorados para todos os casais apaixonados.


Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário