quinta-feira, 14 de junho de 2012

Merlot nos diferentes países

Hoje retomamos aos posts sobre as uvas nos diferentes países, que está fazendo sucesso...rsss, estou recebendo vários emails elogiando :)

 A escolhida de hoje é a Merlot, o par perfeito da Cabernet Sauvignon na França (lá é a cepa predominante nas mesclas) produzindo tintos sedosos e com nuanças de ameixa que duram décadas. Nos países do Novo Mundo vem se mostrando protagonista em diversos vinhos, apresentando taninos suaves, sabores carnosos e facilidade ao tomar.

Comum ouvirmos de mulheres que adoram esta cepa, mas vamos nos atentar, no Chile tem sabor muito delicado, já na Califórnia se mostra bem mais tânica.

França: É a casta mais cultivada em Bordeaux, a sua pátria. Os melhores rótulos vêm de Saint Emillon, onde a uva revela um perfil intensamente frutado.

Argentina: Regiões frias, como o Vale de Uco e a Patagônia, receberam bem esta casta. Frutas vermelhas  e escuras, tabaco, couro, carne fresca e toques mentolados podem ser notados no nariz.

Brasil: No Vale dos Vinhedos ela encotnrou um novo habitat.Notas de morango e florais são comuns aos nossos tintos. Na minha opinião, é A uva do Brasil.

Chile: Os vinhos Merlot produzidos no Vale de Maule e no Alto Cachapoal são essencialmente frutados, leves e fáceis de tomar. Meus preferidos.

Itália: Os Merlot de Friuli, região no nordeste do país, podem ter aromas de frutas vermelhas, florais e vegetais.

Plantação de Merlot na França



Até amanhã.

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário