quinta-feira, 24 de maio de 2012

Principais Áreas Vinícolas II

Bom, vamos dar continuidade ao post de terça-feira falando sobre as regiões vinícolas do Chile...

Gostaria de esclarecer um email que chegou pra mim: eu não conheço nem 1/100 das minhas "indicações". A maioria são de livros (mas eu seleciono, porque, infelizmente, a maioria é "indicação comprada"), pergunto pra muita gente no balcão, e sem falar do Marcos que sempre dá uma aula sobre vinhos, vinícolas e outros assuntos relacionados.

Bom, agora vamos para mais 3 regiões de lá, sendo a última indicação da minha mãe (super confiável):

Vale Limari: Uma pequena região a noroeste de Santiago, próxima ao Oceano Pacífico. Embora o clima seja quente e seco - esta região fica mais próxima ao Equador do que quaisquer outras regiões importantes do Chile, e perto do Deserto de Atacama - seu microclima úmido causado pela proximidade com o Pacífico, tem uma névoa matinal fria e brisas do oceano que sopram pelo vale durante o dia. Os vinhos promissores até agora, são o Sauvignon Blanc, Chardonnay e Syrah.

 Vale Curicó: Uma das maiores e mais antigas regiões viníferas do Chile, podemos dizer que é o motor da produção chilena, com mais de 19.000ha de vinhedos e a presença de praticamente todas as grandes empresas do país. Devido aos seus diversos micro climas, as variedades brancas e vermelhas são cultivadas lá.
Vale de Bio-Bio: Chove muito por lá, as temperaturas são amenas até no verão, o que torna o amadurecimento mais lento ( a colheita demora 3 semanas a mais do que no Vale Central), favorecendo a produção de brancos aromáticos.
Tem grande potencial para vinhos frescos e vivídos de Pinot Noir, Gewustraminer, Chardonnay e Riesling.

Até amanhã,

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário