segunda-feira, 21 de maio de 2012

Chile: Viagem desta Semana

Mais uma semana começando graças a Deus...Muita força, coragem e determinação para todos nós.

Bom, voltaremos a nossa semana temática e o país escolhido foi o Chile. De todos os lugares falados até agora, os vinhos chilenos são os responsáveis por mais de 300 rótulos na Loja. Também posso afirmar que juntamente com os vinhos argentinos, eles têm os melhores custos-benefícios e são opções certeiras que agradarão todos os paladares e todos os bolsos.

Hoje, é o 11° produtor mundial, e, apesar de muitos de seus vinhos serem para o dia-a dia (entretanto, o nosso vinho mais caro é chileno), a qualidade está sempre melhorando. Estilisticamente, os vinhos chilenos não tem a frutação de outros vinhos (como os californianos e australianos). Também não são tão leves como os europeus. Tem estilos únicos, cada região, cada safra é uma agradável surpresa. Como a maioria dos vinhos do Novo Mundo, os vinhos chilenos são nomeados de acordo com as variedades de uva; eles também têm uma indicação regional.

Principais uvas chilenas tintas: Carmenere, Cabernet Sauvignon e Merlot
Principais uvas chilenas brancas: Chardonnay e Sauvignon Blanc
Outras variedades: Pinot Noir, Viognier, Syrah.

** A Carmenere é a cepa chilena por excelência. Foi redescoberta em 1994, pensava-se que fosse uma variante da Merlot do século passado, apesar de sua folha ser ligeiramente diferente e de amadurecer 2 semanas depois. Porém, testes de DNA mostraram que ela deriva de enxertos de vinhas Grand Vidure trazidas de Bordeaux no final do século XIX. Essa cepa foi virtualmente dizimada pela filoxera, mas sua descendência sobreviveu no Chile, produzindo vinhos de sabor profundo, com gosto de frutas silvestres e chocolate, e não raro, apresentam alta graduação alcoólica. Ocupa cerca de 6% da área cultivada no Chile.

Bom, este post é uma introdução do país que falaremos essa semana e devido à sugestões vou fazer mais posts sobre restaurantes, lugares para conhecer, para beber, para gastar, etc de cada país que falaremos. Nos acompanhem essa semana, será uma verdadeira viagem :)

 Até amanhã,

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário