Pessoal, bom dia!
Recebi um email com dúvidas e vou dedicar o segundo post de hoje respondendo, mas agora quero dar continuidade a nossa semana temática falando das regiões viníferas.
A Alemanha tem 13 regiões - 11 no oeste e 2 na parte leste do país. As mais famosas entre estas 13 regiões são a região de Mosel-Saaer-Ruvwer, batizada assim por causa do Rio Mosel e dois de seus afluentes, onde ficam seus vinhedos; e a região de Rheingau, junto ao Rio Reno. Este rio inclusive empresta seu nome a outras três regiões viníferas da Alemanha: Rheinhessen, Pfalz (antes chamada de Rheinpfalz) e a pequena região de Mitterlrein.Vamos as regiões mais importantes.
Mosel-Saar-Ruwer
A região de Mosel-Saar-Ruwer é muito bonita, com vinhedos espalhados pelas encostas íngremes das montanhas ao longo do serpenteante Rio Mosel. Os vinhos desta região estão entre os mais leves da Alemanha (geralmente com menos de 10% de álcool); eles são geralmente, delicados, frescos e encantadores. A uva Riesling domina a região de Mosel-Saar-Ruwer com 57% das plantações. Os vinhos desta região podem ser reconhecidos instantaneamente por virem em garrafas verdes, ao invés das garrafas marrons que as outras regiões da Alemanha usam.
Mosel abriga dezenas de excelentes fabricantes de vinho, que produzem Rieslings muito bons. Alguns de nossos favoritos incluem Dr. Loosen (nossa dica de amanhã).
A região de Rheingau está entre as menores da Alemanha. Ela também tem vinhedo de encostas às margens de um rio, mas aqui, o rio é o maior rio vinífero da Alemanha, o Reno. A uva Riesling ocupa mais de 80% dos vinhedos do Reno, muitos dos quais estão em encostas voltadas para o sul, dando às uvas Riesling uma vantagem na maturação. Os estilos de vinho de Rheingau tentem a dois extremos : vinhos secos de um lado e vinhos doces de colheita tardia do outro.
É a maior região vinífera da Alemanha, produzindo enormes quantidades de vinhos simples, para apreciação diária.O famoso Liebraumilch teve sua origem lá e ainda é um dos vinhos mais importantes da região em termos comerciais. Os vinhos de mais qualidade de vêm de Rheinterrasse, uma área de vinhedos que fica ao longo do rio.
Silvaner e Kerner estão entre as cepas mais plantadas de Pfalz, porém, qualitativamente, Scheurebe e Blauburgunder (Pinot Noir) são importantes.
Quase tão grande quanto a região acima citada, Pfalz ganhou um pouco mais de respeito dos apreciadores de vinho por seus vinhos brancos bastante ricos e espessos e também por seus tintos muito bons - e todos eles devem seu estilo ao clima relativamente quente da região Müller - Thurgau.
Outra região alemã importante pela qualidade de seus vinhos é Nahe, que leva o nome do Rio Nahe e está situada a oeste de Rheinhessen. Os vinhos Riesling de lá são relativamente cheios e intensos.
Até daqui a pouco, Dani |
Nenhum comentário:
Postar um comentário