segunda-feira, 30 de abril de 2012

EUA - HISTÓRIA, VINHOS E CEPAS

Boa tarde a todos,

Semana preguiçosa essa que está iniciando heim?? Afinal, além de muitos emendarem o feriado (o que não é o nosso caso), o tempo está nublado, friozinho e com uma chuva incessante.

Bom, esta semana vou aproveitar para falar do meu país preferido EUA (não necessariamente pelos vinhos, rsss), espero que gostem e que nos mandem sugestões, rótulos para desvendar, receitas americanas, etc...

Quando os conquistadores chegaram ao Novo Mundo da América em busca de ouro, os missionários espanhóis os acompanharam e planaram as primeiras vinhas, onde fica, atualmente o sul da Califórnia. Estas uvas de " Missão", como foram chamadas, ainda existem, mas as variedades nobres de uvas - Cabernet Sauvignon, Chardonnay e outras - as superaram por produzir vinhos finos da atualidade. Uma coisa que não mudou é que a Califórnia ainda é o foco do cenário vinífero americano (em breve, um post sobre ela).

Embora os EUA produzissem vinhos comercialmente no século XIX, a indústria vinífera americana começou a crescer apenas nos anos de 1970s. A proibição de 1920 a 1933, a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial foram sérios obstáculos para o negócio dos vinhos, e a recuperação foi lenta.

Hoje, os EUA, é o quarto maior país vinicultor do mundo, sendo a Califórnia responsável por 94% da produção. É o terceiro maior consumidor mundial de vinho, após a Itália e a França, mas só 8% da população responde por 80% do consumo de vinho americano.

Há cerca de 1.5000 vinícolas, porém o mercado é dominado por poucos grandes produtores (Robert Mondavi é um exemplo deles). As regiões vinícolas se dividem em mais de 100 zonas chamadas Áreas Viticultoras Americanas (AVAs). Algumas cobrem un condado inteiro, outras menos de 100ha. Diferentemente dos sistemas AOC ou DOC europeus, as AVAs são apenas designações geográficas, sem critérios qualitativos.

Os vinhos tintos tendem a ser calcados na fruta e de estilo rico, e com álcool relativamente alto em função do clima.
Os vinhos brancos, feitos de Chardonnay, são ricos e opulentos. Outros feito com a cepa Viognier, Pinot Gris e Risling geram vinhos excelentes, mas em volumes minímos.

Principais Cepas:
Cabernet Sauvignon é sem dúvida a cepa tinta mais importante da Califórnia, sendo responsável por quase 1/4 das uvas tintas do País;
Zinfandel (uva emblemática) e Merlot estão empatadas há alguns anos;
Pinot Noir fez grandes avanços na última década em regiões frias e a Syrah tem prosperado;
Chardonnay é a cepa número 1 entre as uvas brancas,




ATÉ AMANHÃ,

O BLOG NÃO PARA NO FERIADO




UM BEIJO,

DANI

Nenhum comentário:

Postar um comentário