terça-feira, 24 de abril de 2012

Desvendando Rótulos Alemães

Gente, choveu rótulos...mas muitos não tinhamos na loja, por isso enviei por email individualmente (com muitas dúvidas ainda assim), outros eu não sabia nem por onde começar..kkkkk

Dicas e interesses gerais:
  •  Procure a uva; os melhores vinhos são Riesling QmP, geralmente de meio-secos (Kabinett) a extremamente doces (Trockenbeerenaulese), a menos que constem as palavras Trocken ou Halbtrocken.
  • Evite vinhos QbA a menos que confie no produtor.
  • O teor alcóolico ajuda a confirmar o estilo: com menos de 12% (especialmente menos de 10,5%), espere um vinho médio a doce. Conhecer os estilos das principais regiões alemãs também é útil: os vinhos tendem a ficar mais cheios e secos do norte para o sul. O preço é bom indicador.
Vamos agora ao glossário para ajudar vocês:

Bereich: distrito dentro de uma das regiões vinícolas. Se estiver no rótulo tenha cautela, pois a qualidade pode ser baixa.

Classic: vinho razoavelmente seco e feito de uma cepa tradicional, como Riesling, Silvaner ou Rivaner. O termo foi introduzido como tentativa de facilitar o rótulo de vinhos alemães.

Einzellage: único vinhedo

Grosslage: um grupo de vinhedos

Halbtrocken: "meio seco"

Rotling: rosé

Rotwein: vinho tinto

Sekt: vinho espumante

Selection: relativo ao Classic, denota um vinho premium razoavelmente seco produzidos em quantidade limitadas. Termo raramente visto em vinhos exportados.

Trocken: seco

Ursprungslage: outro termo novo, criado para substituir Grosslage. O vinho deve ser de área designada e também estilo específico empregando as cepas registradas.

Weingut: propriedade vinícola

Weisswein: vinho branco

Ajudou??


Um beijoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário