Dicas e interesses gerais:
- Procure a uva; os melhores vinhos são Riesling QmP, geralmente de meio-secos (Kabinett) a extremamente doces (Trockenbeerenaulese), a menos que constem as palavras Trocken ou Halbtrocken.
- Evite vinhos QbA a menos que confie no produtor.
- O teor alcóolico ajuda a confirmar o estilo: com menos de 12% (especialmente menos de 10,5%), espere um vinho médio a doce. Conhecer os estilos das principais regiões alemãs também é útil: os vinhos tendem a ficar mais cheios e secos do norte para o sul. O preço é bom indicador.
Bereich: distrito dentro de uma das regiões vinícolas. Se estiver no rótulo tenha cautela, pois a qualidade pode ser baixa.
Classic: vinho razoavelmente seco e feito de uma cepa tradicional, como Riesling, Silvaner ou Rivaner. O termo foi introduzido como tentativa de facilitar o rótulo de vinhos alemães.
Einzellage: único vinhedo
Grosslage: um grupo de vinhedos
Halbtrocken: "meio seco"
Rotling: rosé
Rotwein: vinho tinto
Sekt: vinho espumante
Selection: relativo ao Classic, denota um vinho premium razoavelmente seco produzidos em quantidade limitadas. Termo raramente visto em vinhos exportados.
Trocken: seco
Ursprungslage: outro termo novo, criado para substituir Grosslage. O vinho deve ser de área designada e também estilo específico empregando as cepas registradas.
Weingut: propriedade vinícola
Weisswein: vinho branco
Ajudou??
Um beijoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário