segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CHAMPENOISE X CHARMAT

Recebemos um email(adoro) da nossa cliente Graça questinando as principais diferenças e semelhanças dos tipos de vinificação dos espumantes/Champagnes.

Basicamente, a semelhança é que em ambos os tipos de vinificação (são 2), parte-se de um vinho-base, em que a fermentação já se completou totalmente, e que, por este motivo, é chamado de vinho tranquilo (sem borbulhas, também denominados vinhos de mesa).

Durante a fermentação alcoólica, o gás carbônico que se forma no processo escapa pela parte superior dos reservatórios ou tanques. Na produção do espumante, o vinho base sofre uma segunda fermentação em ambiente fechado, que retém o anidrido carbônico.É ele o responsável pela formação da espuma, das borbulhas e da pressão que faz a rolha voar longe. Em produtos de qualidade inferior, a efervescência é obtida com a injeção de gás artificial.

Vamos para os métodos:

CHAMPENOISE (CLÁSSICO OU TRADICIONAL) --> Utiliza-se este método na região de Champagne. O vinho é colocado em garrafas muito resistentes, recebe uma mistura de açúcar e leveduras, e faz ali, na garrafa, individualmente,a segunda fermentação. A quantidade de gás carbônico dentro da garrafa origina uma pressão de até seis atmosferas, isto é, até seis vezes maior que a de fora dela, o que explica o estouro da rolha quando aberta.


CHARMAT --> O vinho-base faz a segunda fermentação em grandes tanques de aço inox fechados. Na hora de ir para o mercado, o espumante recebe a adição de uma mistura chamada liqueur d´expedtion, que determina se a bebida terá menos ou mais açúcar, dando origem aos tipos brut, démi-sec, meio doce e doce. O espumante pode ser branco, rosé ou mesmo tinto.


Espero que todos tenham entendido :)

Um beijo e bom início de semana a todos.

Daniele



CHARMAT -->

Nenhum comentário:

Postar um comentário