sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DICA: CERVEJA BALADIN MIELIKA

Bom dia queridos

Hoje a dica do final de semana foge da tradicional. E apesar do tempo estar muito propício para vinho, a dica de hoje é uma das cervejas novas que chegaram.

Vamos conhecer a história da cervejaria:

A cervejaria e o brewpub nasceram em 1986 na pequena Piozzo, cidade de 1.000 habitantes na província de Cuneo, Itália, conhecida pelos vinhos Barolo. Apesar de todo seu conhecimento da indústria do vinho, Teo Musso foi além para desenvolver as cervejas e não se limitou às influências regionais. Explorando os campos de seus sonhos e fantasias, o cervejeiro abriu possibilidades surpreendentes como, por exemplo, inserir a música no processo de fermentação. Em 2007, Teo vislumbrou esta possibilidade ao encomendar a um artista de tango a composição de movimentos musicais para as várias fases do crescimento do fermento e ganhou atenção mundial ao colocar fones de ouvido especialmente montados em seus recipientes de fermentação. Quando o desenho dos tanques de fermentação foi modificado, ele não pôde mais continuar tal experimentação, e avançou com outras idéias em constante evolução. Assim, Teo viu que fabricar cerveja é como compor uma música, onde pode se contar uma história.

Birras Baladin

Totalmente voltadas para o mercado gourmet, as fabulosas criações de Teo Musso são consideradas as melhores cervejas artesanais da Itália. Segundo Gilberto Tarantino, diretor da importadora que visitou a “birreria” Baladin, “as cervejas têm caráter próprio, estilo italiano e, apesar da complexidade, são muito fáceis de beber”.

A Tarantino Importadora traz 11 rótulos da Baladin para o mercado brasileiro (veja descrições abaixo). Na carta das cervejas bem aromáticas e saborosas, que vão desde receitas clássicas até outras bastante exóticas, há cervejas com nomes em homenagem ao filho do cervejeiro, Isaac, à ex-mulher, Nora, e à sua primeira filha, Wayan, - a primeira cerveja orgânica da Itália, uma delicada cerveja Saison, preparada com 19 ingredientes, incluindo ginseng, coentro e pimenta; além das três reservas especiais, da linha Xyauyu, uma barley wine experimental em que Teo Musso testou diferentes níveis de oxidação, obtendo um teor de álcool de 14%, bastante licorosa e com notas de chocolate. A Xyauyu não forma espuma, é como um licor, devendo ser tomada em pequenas doses.

UNIVERSO BALADIN

Também em Piozzo está instalada a Casa Baladin, charmoso hotel, boutique e restaurante que mistura em sua decoração uma construção do século XVIII a materiais modernos. Os únicos cinco quartos são temáticos e abrangem um mundo de fantasia para adultos, indo desde o norte da África, passando pelo psicodelismo dos anos 60, até um banho turco como no clássico conto de Mil e Uma Noites.

Em Marrocos, Teo também abriu a Riad Baladin, no centro de Essaouira, próximo à praia. Este hotel oferece seis quartos com banheiros privativos em estilo tipicamente marroquino e design contemporâneo. Oferece aos seus clientes Wi-Fi e acesso gratuito à internet, um salão de massagem, e a cerveja da casa. Devido à localização, Teo organiza três passeios para os turistas desvendarem o Marrocos pela Costa Atlântica, pelas Montanhas do Atlas e pelo Vale du Draa, com direito a palmeiras e uma caravana de dromedários através do Saara ao sol escaldante.

Como a importadora descreve a cerveja Baladin Mielika:

A escolha do mel de Erika por Teo busca uma forma original para caracterizar esta cerveja, onde as notas de caramelo e tamarindo são equilibradas pelo lúpulo inglês. Para a segunda fermentação e envelhecimento na garrafa, utiliza-se mel de abelha para conferir um aroma forte, mas equilibrado. Traz notas herbais e doçura agradável.

9% de teor alcoólico

Belgian Strong Ale

Nenhum comentário:

Postar um comentário