terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como Reconhecer a Variedade das Uvas

Sabemos que há milhares de variedades de uvas, e a maioria produz bons vinhos. Os vinhos mais populares são produzidos com cerca de 50 variedades, e têm paladares completamente diferentes devido à região em que foram cultivadas.

Aprender a reconhecer as características determinantes pode exigir uma vida dedicada à degustação.

Segue algumas dicas preciosas sobre o mundo dos vinhos, sobretudo informações básicas para quem quer ir além:

Sabores:

Os sabores que associamos as uvas tintas costumam ser os das frutas macias vermelhas e pretas (ameixa, amora, framboesa, cereja, morango, dentre outras)

Já os sabores das uvas brancas se associam com frutas cítricas como limão, abacaxi e maracujá. Outros sabores reconhecidos são lichia, nozes, manteiga e melão.


Tanino e Carvalho:

O que você encontra APENAS no vinho tinto é o tanino, que é o sabor e a textura proveniente das cascas e sementes das uvas. Os teores de tanino no vinho variam conforme a variedade da uva da qual o vinho foi produzido.

O vinho branco é fermentado sem elas.

Já o sabor de carvalho é encontrado no branco e no tinto. As variedades Chardonnay e Semillon ficam bem melhores com ele.


Variedades e Varietais:

A maioria dos vinhateiros do Novo Mundo rotulam seu vinhos de acordo com a variedade da uva, ao passo que os principais produtores europeus os rotulam de acordo com a origem: região/propriedade e/ou vinhedo.

Não confunda variedade com varietal, o primeiro significa as variedades de uvas, ao passo que o segundo se refere ao vinho produzido quase ou inteiramente com apenas uma uva (para ter este título é necessário que ao menos 85% seja com um tipo só de uva).

Mistura:

A maioria dos vinhos produzem vinhos misturados, e é prática dos vinhateiros misturarem diferentes safras para assegurar a consistência de um determinado estilo de vinho, mas alguns o fazem para mantes os custos baixos, um bom exemplo disso são os produtores dos EUA, que misturam os vinhos Chardonnay e Colombard para reduzirem os custos.

Um beijo,

Daniele

Nenhum comentário:

Postar um comentário