segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

UM BRINDE AOS ESPUMANTES NACIONAIS

Bom dia,

2012 chegou e tenho certeza que todos que acompanham o blog brindaram esta chegada com um delicioso espumante ou Champagne, certo? E quantos de vocês brindaram com um Espumante brasileiro?

Hoje estou aqui para falar justamente sobre a consolidação dos espumantes no nosso país, afinal, o ano de 2011 entrará para a história: nunca se vendeu tanto este tipo de vinho.

E não é pra menos, passou a época em que os espumantes eram considerados bebidas de celebração, hoje sem dúvidas, é considerado bebida do cotidiano, afinal, poucas bebidas são tão coringas como eles.

Na década de 1990, ainda chamavámos nossos espumantes de champanha, erradamente, mas felizmente já corrigimos este curso, as uvas mais usadas para a produção eram as Trebiano, Peverela, Riesling Itálico e Semillon. Já com a chegada da Chandom à Serra Gaúcha houve um incremento forte e os produtores foram estimulados a cultivar variedades como Chardonnay e Pinot Noir.

As duas variedades acima se adaptaram incrivelmente no nosso terroir, as adegas começaram a se modernizar com aquisição de enormes tanques de inox para fermentação pelo processo charmat, a qualidade de cultivo das vinhas e novos equipamentos para elaboração fez com que o espumante brasileiro conquistasse um cenário de sucesso, cuja qualidade nada fica a dever se comparado a seus congêneres.

Felizmente, o mercado de espumantes no Brasil é grande e há uma previsão de crescimento de 10% neste ano que acabou de começar. A concentração é forte: A Salton lidera com folga esse seguimento com 40% de participação e finalizou 2011 com produção de 7,2 milhões de garrafas. A Chandom ocupa 20% e os outros 40% são ocupados por centenas de produtores como Casa Valduga, Miolo, etc...

Como disse Carlos Cabral (responsável pelo texto original deste post) vivemos um bom momento, só tememos, mais uma vez, que algum "guloso" do governo resolva inventar mais um imposto para atrapalhar essa saudável festa. Mas até lá, aprecie o grande espumante brasileiro com moderação, prazer e orgulho.




UM BEIJO,

DANIELE

3 comentários: