quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CATEGORIAS DO VINHO ITALIANO

Como a Itália faz parte da União Européia, seu sistema oficial para categorizar os vinhos deve estar de acordo com o sistema duplo da U.E. Na primeira categoria - Vinhos de Qualidade Produzidos em uma Região Específica - a Itália tem duas categorias de vinho:

Vinhos DOCG - traduzido por Denominação de Origem Controlada e Garantida, formam um pequeno grupo de vinhos de elite. A longa frase em italiano que corresponde às iniciais DOCG aparece nos rótulos destes vinhos,

Vinhos DOC, traduzido por Denominação de Origem Controlada, são os vinhos QWPSR básicos da Itália. A frase Denominazione di Origine Controllata aparece nos rótulos destes vinhos.

Os termos DOC e DOCG referem-se a regiões viníferas e aos vinhos destas regiões. O Soave DOCG, por exemplo, é tanto um lugar quanto o nome do vinho daquele local.

Na segunda categoria da UE - vinho de mesa - a Itália tem outras duas categorias de vinhos:

--> Vinho IGT, que são vinhos de mesa com uma indicação geográfica no rótulo. A maioria destes vinhos era classificada como vino da tavola seguido por uma indicação geográfica, assim como se pode encontrar ainda em alguns rótulos.
--> Vinhos de mesa comum, que não têm indicação geográfica, exceto Itália.

Boa quinta a todos,

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário