quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Whisky: Entendendo os Rótulos

Nem só de vinho nós vivemos.

Adoro postar sobre outros assuntos, mas infelizmente ou felizmente, percebo que quando escrevo sobre vinhos a estatística é bem maior quando em comparação a outros temas.

Hoje vou renovar e escrever sobre uma reportagem que li no Guia Vinhos & Cia sobre Whisky, espero que gostem e que seja de bom proveito como foi para mim.

O whisky é uma aguardente obtida da destilação de vários cereais fermentados, tais como cevada, milho, trigo e centeio. Pode ser também chamado de Bourbon, Corn Whisky, Canadian Whisky, Whiskey e Uísque, dependendo dos ingredientes e do país onde é produzido.

A palavra Whisky deriva do gaélico Uisge Beatha, que significa "água da vida", uma tradução da palavra em latim "aqua vitae".

O Whisky vem originalmente da Escócia ou Irlanda, mas não se tem notícia de onde surgiu primeiro.

Scoth Whisky é o nome que os escoceses dão à sua famosa aguardente de cereais produzida à base de trigo, milho, centeio e cevada. Para receber este nome o líquido deve ser destilado e envelhecido no mínimo por 3 anos na Escócia.

O Scoth Whisky pode ser encontrado em cinco versões: Single Grain, quando é feito de grãos como cevada e centeio, Blended Grain, quando barris de várias destilarias que produzem single rain são misturados , Single Malt, quando é feito apenas com trigo; Blended Malt, quando barris de várias destilarias que produzem Single Malt são misturados, e finalmente, o mais conhecido e consumido, o Blended Whisky, que é uma mistura de vários Single Grains e Single Malts.



Legal né?

Quem tiver dúvidas a respeito de rótulos manda email aqui no blog que nós ajudamos você.

Boa quinta a todos,

Beijos,

Daniele

Nenhum comentário:

Postar um comentário