Bom dia clientes blogueiros,
Fiquei sabendo que o Vinho Salton 100 anos que eu postei na sexta-feira como dica do final de semana vendeu muito bem e que o mais importante, surpreendeu todos que provaram.
Recebi 3 emails a respeito da uva Cabernet Franc, pois na composição deste vinho ela é responsável em 10%.Vou postar sobre esta uva e das duas outras que compõe o vinho,e claro que com as características das uvas plantadas no Brasil pois como vocês já sabem, o terroir modifica muito a respeito do aroma e sabor de cada uva, ainda que seja da mesma espécie.
Vamos lá:
Cabernet Sauvignon brasileiro (50%) - São em geral de corpo fino, tanino controlado, levemente ácidos e de persistência leve. Acompanha bem churrascos, pizzas e macarronadas ao molho vermelho. São vinhos alegres.
Merlot brasileiro (40%) - Levemente encorpado, tanino leve, baixa persistência, com acidez de média a alta. Acompanham melhor almoços. Algumas surpresas podem ser encontradas na rede de supermercados. São Merlot levemente amadeirados, suaves, de tanino e acidez controlada e que quando servidos frescos, caem muito bem em recepções ou jantares de sabor leve.
Cabernet Franc brasileiro(10%)- Costuma ter corpo leve, tanicidade controlada e toque sutil de acidez, o suficiente para lhe conferir um ar refrescante. Deve ser consumido levemente fresco. Tem um aroma que lembra madeira nobre molhada. Isto independentemente do fato dele ser oferecido ao mercado envelhecido em barril ou não.
Acompanha muito bem churrascos, pizzas, massas ao molho vermelho, frango ao molho com polenta, afinal, seu frescor, baixa persistência, boa acidez e corpo leve, permitem apreciá-lo informalmente em dias quentes.
Espero ter esclarecido pra vocês um pouco das nossas uvas brasileiras.
Um beijo,
Dani
Nenhum comentário:
Postar um comentário