terça-feira, 2 de agosto de 2011

COMO AVALIAR O CORPO DE UM VINHO

Conforme prometido, o post de hoje é sobre o conceito de "corpo de vinho".

Este assunto apesar de "batido" para os envolvidos no mundo dos vinhos, por ser o alicerce das degustações, chega a ser desconhecido para muitos.

Recentemente em uma degustação da casa, o somellier perguntou se alguém conhecia este conceito, a maioria se calou. Entretanto, com apenas um gole, quase todos conseguiram responder se um vinho é leve ou encorpado.

O corpo nada mais é que a textura, a sensação tátil de volume. Sentimos o corpo na forma da textura do vinho por meio do toque no céu da boca. O que percebemos como corpo do vinho é essencialmente a viscosidade. Da mesma maneira que o chantilly parece mais grosso que o leite, o vinho é mais viscoso que a água.
Outro indicador do corpo é o movimento lento das lágrimas que se formam e escorrem pelas "paredes" do bojo do copo quando giramos um vinho encorpado.

Segue algumas influências no corpo de um vinho:

1) Álcool - quanto maior a graduação álcoolica, mais encorpado o vinho é.

2) Açúcar - Vinhos com quantidades significativas de açúcar residual, como os de sobremesa, também serão sentidos como mais grossos. Afinal, o açúcar é a matéria prima para a produção do álcool . As regiões mais quentes e ensolaradas são as que produzem as frutas mais doces e maduras. Regiões como a Califórnia e Austrália sempre irão produzir vinhos mais encorpados.

Grande abraço,

Daniele Pavanelli Fidelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário