terça-feira, 12 de julho de 2011

VINHOS ORGÂNICOS

Recebi um email perguntando sobre Vinhos Orgânicos e porque eles são tão poucos difundidos no nosso mercado.

Estes vinhos têm relação direta com os novos padrões de agricultura orgânica estabelecidos pelo Departamento de Agricultura dos EUA  em 2002 e têm duas categorias para os vinhos:

1) VINHO FEITO A PARTIR DE UVAS CULTIVADAS D E MANEIRA ORGÂNICA - estes são vinhos cujas uvas vêm de vinhedos orgânicos certificados.

2) VINHO ORGÂNICO - estes vinhos vêm de uvas cultivadas de maneira orgânica e também são produzidos de modo orgânico, isto é, sem a adição química, como o dióxido de enxofre, durante a fabricação do vinho.Diminui-se sensivelmente o uso de conservantes e a correção glucométrica é feita com açúcar orgânico e não se usam clarificantes.

Estas categorias aplicam-se aos vinhos importados vendidos nos EUA e também aos vinhos domésticos. Muito mais marcas fazem parte da primeira categoria, pois a maioria dos fabricantes de vinho usam o dióxido de enxofre na fabricação de seus vinhos.

Mas nem todos eles cultivados de maneira orgânica são rotulados desta maneira. Alguns fabricantes de vinho que são profundamente comprometidos com o cultivo orgânico preferem promover e vender seus vinhos com base em sua qualidade e não em sua característica de cultivo orgânico. Para eles, este é um meio para um fim - melhores uvas, e portanto, vinho melhor -e não como uma ferramenta de marketing. Além disso, o fato de que uma definição nacional para a palavra orgânico não existia no passado desencorajou algumas vinícolas a usarem essas palavras. Talvez alguns de vocês já provaram vinho orgânico e nem deram conta disso.

Curiosidades:
Consumo de vinhosO consumo mundial de vinho orgânico sextuplicou em três anos.
Como surgiuNos anos 60, na Califórnia, com os vinicultores naturalistas.
Quanto se produz 4% da produção mundial é de vinho orgânico.
A principal diferença do orgânico Não usam inseticidas químicos e não tentam empregar conservantes.

Estee é um dos vinhos que nós temos para os nossos clientes. Venha até o Pavanelli e informe mais com nossos atendentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário