terça-feira, 19 de julho de 2011

ETIQUETA COM TAÇAS

Recebi um e-mail de uma amiga que fará um jantar de noivado este final de semana. Ela questionou a etiqueta das taças. Então vamos lá:

Ao pôr uma mesa, posicione as taças de cada convidado acima e a direita das facas. Se for servir apenas um vinho, uma taça para o vinho e outra para água serão suficientes.
Se for servir diferentes pratos, cada um acompanhado por um vinho diferente, vai precisar de uma taça para cada vinho. Poderão ser trocadas com cada prato, mas em ambiente familiar, é bem mais simples arranjá-las sobre a mesa. Pode colocá-las onde quiser, ou usar um dos seguintes arranjos:

Em triângulo - três taças - A taça mais a direita deve ser usada em primeiro lugar e o triângulo deve ser percorrido em sentido anti horário.

Quadrado - quatro taças- Neste caso, normalmente o primeiro vinho será servido na taça inferior, a direita do quadrado, e o seguinte na taça superior, a direita e assim por diante, em sentido anti horário.

Linha Reta - 5 copos - Os copos  devem ser arranjados na sequência do uso- de fora para dentro. Por exemplo, a taça usada em primeiro lugar será a que estiver mais a sua direita. O copo para água deverá ser o último - o que estiver mais a esquerda. A fileira de taças é posicionada na diagonal em relação ao lugar à mesa.

Espero ter ajudado,

Daniele Pavanelli Fidelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário