terça-feira, 5 de julho de 2011

COMO RECONHECER O MAU VINHO

Bom dia a todos,

Hoje vou falar dos problemas dos vinhos que sofreram danos, foram mal produzidos ou engarrafados incorretamente ou ainda daqueles que permaneceram em condições de armezenagem imperfeitas.

1) VINHO COM GOSTO DE ROLHA

Este é o defeito mais comum encontrado nos vinhos, e é causado por uma rolha afetada por fungos, que entrou em contato com o vinho no estágio de engarrafamento, durante o processo de produção.
O fungo chamado de 2,4,6 Tricloroanisol empresta ao vinho um sabor de mofo - o cheiro é muito semelhante ao papelão mofado ou úmido.

2) VINHO DESCOLORIDO

Se o vinho estiver marrom, sem aroma e com um gosto de frutas cozidas é provável que tenha sofrido excessiva exposição ao oxigênio. Ocorre ao se armazenar o vinho incorretamente ou ao abrí-lo e deixá-lo sem rolha.

3) VINHO COM GOSTO DE VINAGRE

Os vinhos assim descritos foram danificados por infestação bacteriana. Não devemos confundir o vinho com alto teor de acidez com os vinhos avinagrados.

PARECEM SINAIS DE MAU VINHO, MAS NÃO O SÃO ( EM SUA MAIORIA):

1) MOFO NA ROLHA

Diretamente ligado ao post de ontem, novamente reitero que este não é um mal sinal, vez que significa que o vinho foi guardado  em condições de umidade. É pouco pravável que o vinho no interior da garrafa tenha sido afetado.

2) CRISTAIS NO VINHO

Havendo pequenos cristais no fundo da taça, trata-se de cristais tartáricos. Resultam da precipitação do ácido tartárico contido no vinho e são inofensivos. Se preferir, decante o vinho.



Um beijo,

Daniele Pavanelli Fidelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário