segunda-feira, 4 de julho de 2011

RÓTULOS APAGADOS E ROLHAS MOFADAS

Bom dia a todos nossos leitores,

Mais uma semana que se inicia, este ano está "voando", vejam só, já estamos no segundo semestre de 2011.

Fiquei surpresa ao abrir nosso email. Mais de 20 perguntas a respeito de vinhos...Prometo responder todos ao longo da semana e selecionarei os mais abrangentes para postar no blog.

Uma cliente nossa, apaixonada por vinhos tem uma adega maravilhosa em sua casa (ela nos mandou a foto, a adega tem capacidade para mais de 60 garrafas), verificou que alguns vinhos estão com os rótulos apagados, rolhas mofadas e ela está preocupada de os ter "perdido".

Vamos para os esclarecimentos:

Como já postei, as adegas escuras, frias e úmidas são o melhor lugar para preservar o vinho. As temperaturas embaixo da terra ficam em torno de 13°C. Assim como os produtos frescos, o vinho estragará rapidamente se for guardado em temperaturas mais quentes ou expostos à luz do sol. A umidade é importante, já que a maioria dos vinhos ainda são fechados com rolhas de cortiça natural. O vinho é armazenado deitado para evitar que rolhas sequem; uma rolha ressecada permite que o ar entre.
Garrafas mantidas nessas condições ( em adegas escuras, frias e úmidas) podem parecer comprometidas, vez que os vinhos podem estar com os rótulos apagados, com aspecto empoeirado e com manchas de mofo, mas pelo contrário...nenhum destes aspectos afetam o que está dentro da garrafa. Na verdade esses são bons sinais e sugerem uma estocagem apropriada.
Se preocupem apenas se gotas pegajosas perto da rolha aparecerem, pois isto indica que o vinho pode ter passado por calor excessivo, e baixos níveis de líquido podem sugerir um fechamento inadequado.

Estou ansiosa por mais emails, já que semana que vem eu tiro uma semaninha de férias.

Um beijo,

Daniele Pavanelli Fidelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário