quinta-feira, 9 de junho de 2011

TEMPERATURA CORRETA

Recebi um email sugerindo que eu postasse a temperatura correta de servir os vinhos.

Particularmente amei a sugestão pois já falei de assuntos bem mais complexos no blog e acabei esquecendo de um dos temas mais importantes no mundo dos vinhos.

A temperatura ideal é fundamental, uma vez que afeta diretamente no sabor da bebida, afinal, o vinho muito gelado "mata" o sabor e o aroma e aquecer demais o vinho vai deixá-lo com um paladar intenso e até adocicado.

Vou iniciar comentando da temperatura correta dos vinhos tintos, depois do vinho branco e por último um marco entre as uvas e as temperaturas mais adequadas possíveis.

Os vinhos tintos devem ser servidos entre 17° C e 22° C. Sempre ouvi muito essa expressão : " vinho tinto serve em temperatura ambiente". Essa regra não é válida para o nosso país, uma vez que a temperatura ambiente do Brasil é muito diferente dos países da Europa (berço dessa expressão, onde a regra é realmente válida."Chambré é uma palavra francesa que quer dizer "temperatura ambiente")
Os vinhos brancos devem ser servidos entre 4° a 10° C, por isso, na minha opinião, é bem mais fácil servir o vinho branco na temperatura correta do que o tinto. Lembrem-se de que quanto melhor a qualidade do vinho, menos frio ele deverá ser servido. Para chegar a temperatura correta destes vinhos, escolha uma destas ópções:
1) Guarde a garrafa na geladeira por1hora e 30 minutos antes de servi-lo.
2) Coloque a garrafa inteira em imersão na água fria por 15 a 20 minutos. É mais eficiente do que geladeira, pois a água é melhor meio de resfriamento do que o ar.
3) Em caso de emergência, poderá colocar a garrafa no congelador por até 15 minutos, embora isso não seja recomendado para vinhos finos. Mantenha controle para que o vinho não congele.

Para manter o vinho branco na temperatura adequada:
Balde de Gelo --> Encha um balde com uma mistura de gelo e água fria.
Se ele não estava na temperatura correta, coloque a garrafa fechada de cabeça para baixo, dentro do balde por 2 a 3 minutos, para garantir que a garrafa seja resfriada por inteiro vire e resfrie pelo mesmo tempo.
Retorne a garrafa para posição vertical e resfrie por mais 5 minutos. Mexa periodicamente a garrafa dentro do balde, para garantir que continue resfriada por inteiro. Para servir, envolva a garrafa com um guardanapo para evitar que pingue, sirva e recoloque a garrafa no balde para mantê-la fria.

Guia de Temperaturas:
TINTOS PLENAMENTE ENCORPADOS:
Porto Safrado / Bordeaux tinto:17°C a 19°C
Barolo Barbaresco: 15°C a 17°C
Borgonha tinto/Pinot Noir: 15°C a 18°C
Cabernet Sauvignon: 16° a 18°C
Malbec: 15°C a 17°C
Tannat: 18° a 22°C

TINTOS E BRANCOS LEVES:
Borgonha branco: 12°C a 15°C
Sauvignon Blanc = 10° a 12°C
Syrah/Shiraz : 12°C a 15°C
Rioja : 10°C a  11°C
Cabernet Franc : 10°C a 12°C
Carmenere : 10°C a 12°C
Tempranillo: 10°C a 12°C
Beaujolais Noveau : 9°C a 11°C
Merlot : 10°C a 12°C

BRANCOS SECOS:
Chablis: 9° C a 10°C
Chardonnay: 8°C a 10°C
Sancerre: 7°C a 9°C
Champagne e vinho espumante: 4,5°C a 8°C

BRANCO DOCE:
Moscatel/Sauternes: 3°C a 5,5°C

** Se você tem uma adega deixe ela programada em 13°C**

É isso,

Espera que tenha ajudado :)

Um abraço,

Dani Pavanelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário