quarta-feira, 8 de junho de 2011

NOVA COLUNA: RECEITINHAS & VINHOS

Atendendo a alguns pedidos, hoje começa uma "coluna" nova no blog : Receitinhas & Vinhos.

Recebo muitos emails pedindo receitas e qual o melhor vinho a servir com ela. Apesar de ter "n" artigos sobre explicações de harmonização, nem todas as pessoas curtem isso. As mais práticas preferem FAÇA ISSO E TOME COM ISSO ou PEÇA TAL PRATO E TOME  ISSO.

Quarta feira é o dia que muitas pessoas já estão se programando para um jantar especial, principalmente quando são as (os) cozinheiras (os) e anfritiãs (ões). Então, vamos para a primeira receita e vinho da nossa coluna:

Mandem sugestões e pedidos no blog por favor, para que assim eu consiga agradar a todos os leitores :)


Risoto de Funghi
Porção: 4 pessoas

Ingredientes:

45 g de funghi secchi ( de preferência o italiano, além do sabor a textura dele é muito diferente do funghi chileno)

1 cebola grande bem picadinha
1 dente de alho

2 copos (americanos) de Arbóreo ( dicas abaixo)

3 xícaras (chá) de caldo de carne fervente ( no Restaurante não usamos caldo de carne e sim "fundo", mas para uma receita caseira o caldo de carne ou caldo de cogumelos fica de bom tamanho)

1 xícara (chá) de vinho branco seco

4 colheres (sopa) de manteiga ( no Restaurante colocamos uma pitada de manteiga tartufada)

1/2 xíc. (chá) de queijo parmesão ralado


Modo de fazer:

Trinta minutos antes de iniciar o risoto, lave muito bem os funghi, retirando o máximo possível de terra. Coloque-os em uma tigela pequena e cubra com vinho tinto. Deixe repousar por 30 minutos. Ao final do tempo, retire os pedaços de cogumelo hidratados do líquido, que deverá também ser reservado. Corte os cogumelos em pedaços e reserve. Em uma panela média, aqueça 2 colheres (sopa) da manteiga e junte a cebola e o alho. Quando a cebola estiver começando a dourar, acrescente os pedacinhos de funghi e cozinhe por 2 minutos. Junte o arroz, misture bem, e deixe no fogo por mais uns três minutos. Acrescente o vinho, mexa e deixe secar um pouco. Junte o vinho de repouso dos funghi e deixe evaporar. Concha a concha e na medida em que o líquido for totalmente absorvido pelo arroz, adicione o caldo à panela, mexendo constantemente. Deixe o risoto no fogo até que o arroz esteja cozido. Se você gosta de risoto mais molinho, será necessário deixar um pouco mais no fogo.
 Desligue o fogo, acrescente o restante de manteiga, misture bem e junte o parmesão. Decore com salsinha. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções



Nossa sugestão:
Riso Inverni - É a nova marca da empresa italiana Riso Gallo S.p.A, líder na venda de arroz para risoto na Itália. Uma marca com a qualidade e tradição que somente uma empresa com 145 anos de experiência pode trazer.


Vinhos sugeridos:

Chileno: Casa Porta Reserva Merlot ( A uva Merlot combina com ingredientes de terra até melhor que a uva Cabernet Sauvignon) = R$ 37,00

Argentino: Finca Sur Malbec ( A uva Malbec tem o mesmo princípio da Merlot) = R$ 23,50


Espero que tenham gostado.

Dani Pavanelli Fidelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário