terça-feira, 14 de junho de 2011

UVA VIOGNIER

Bom dia,

Tudo bem com vocês? Espero que tenham tido um ótimo feriado.

Recebi um e-mail de uma cliente que disse ter se surpreendido com a uva Viognier. Ela começou o email dizendo que não gosta de vinhos sem ser os espumantes demi sec e adocicados, mas adorou este, apesar de não ser um vinho doce. O pedido dela foi conhecer mais desta uva e saber as possíveis harmonizações.

A uva Viognier é uma casta branca que produz vinhos com aromas intensos, florais, com um bom corpo na boca e que permitem excelentes harmonizações,além de ser muito agradável para se tomar como um aperitivo. Possuem aromas de um bom Riesling, corpo e textura de um Chardonnay e são facéis de beber, como um Gewürztraminer.

Mas a Viognier não é muito conhecida e, se hoje está presente em muitos lugares, ela antigamente existia praticamente apenas na região de Condrieu, no norte do Rhône francês (contudo,especula-se que ela é orignária da Grécia ou do Sudeste da Europa) em cujo solo granítico as raízes se aprofundavam, resultando em brancos dotados de grande mineralidade.

Mesmo com essa potencialidade, a Viognier quase desapareceu. Naquela época, restaram mero cinco hectares plantados com a casta. Depois a uva foi redescoberta pelos produtores, chegou ao sul da França e a outros países. Foi na década 1990 que assumiu vocação internacional. Por sua acidez mediana, apresenta melhor suas características quando jovem.

Podemos dizer que na Austrália, África do Sul  e Califórnia os aromas dos vinhos lembram uma cesta de frutas, enquanto na França são mais contidos e sutis. No Chile e na Argentina tem originado vinhos de aromas perfumados, com um toque mineral.

Aromas:

Fruta: Limão, pêra, nectarina, ameixa-amarela,marmelo,damasco,tangerina e abacaxi.
Flores: Violeta, gardênia, acácia e cardamomo
Minerais: Pedra
Madeira: Baunilha, amêndoa e torradas
Outros: Mel, iogurte e pimenta rosa.

Harmonização:

Boas Harmonizações --> Com combinação de frutas e especiarias doces.
                                ---> Como aperitivos
                               ---> Com quase todos os queijos e embutidos em geral
                               ---> Com molhos de textura mais espessa

Nossas indicações:

Trapiche Viognier (argentino)
Alamos Viognier ( argentino)
Casa Silva Gran Reserva Lolol Viognier ( chileno).

Espero ter ajudado,

Um abraço e bom início de semana a todos os nossos leitores

Dani Pavanelli Fidelis
** COMIDA E VINHO (JOSÉ IVAN SANTOS E JOSÉ MARIA SANTANA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário