quarta-feira, 1 de junho de 2011

PERCORRENDO A FRANÇA

O que vem a sua mente quando você ouve a palavra França?

Quando pensamos na França, pensamos em vinho. Bordeaux, Borgonha, Beuajolais, Chablis, Champagnes, Sauternes não são apenas vinhos famosos, mas também lugares.

Indiscutivelmente a França tem o maior consumo per capita de vinho do que qualquer outro grande país e é o lugar mais famoso do mundo em relação a bebida. Os motivos são justificáveis: os franceses fazem vinho há muito tempo e o terroir francês (combinação de solo e clima) é excepcional, não é a toa que quase todas as castas renomadas do mundo são francesas. Podemos dizer que a França é um país modelo, o lugar que estabelece os padrões.

A partir deste post vou iniciar uma jornada a França, falando sobre as regiões viníferas mais importantes, eventuais curiosidades e vinhos que você não pode deixar de provar.

Para isso é necessário que você entenda estes pontos:

  • A maioria dos vinhos franceses recebe nomes de lugares, não se trata de lugares arbitrários e sim locais registrados e definidos pelas normas francesas.;
  • O sistema francês de vinhos é hierárquico. Alguns vinhos têm posição maior que outros,
  • Em regra, quanto menor e mais específico é um lugar que dá nome a um vinho, mais elevado é o seu posto,
  • Só porque um vinho tem um posto elevado não significa necessariamente, que ele seja melhor que o vinho abaixo dele, significa apenas que deveria ser melhor.


Até a próxima,

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário