Este final de semana recebi um e-mail perguntando se os vinhos tintos escuros são melhores que os tintos mais claros.
Bom, atualmente muitos vinhos tintos têm a cor extremamente escura, dando a impressão do vinho ser preto, o que sugere que o aroma e o sabor do vinho são tão concentradas quanto a sua cor e não sei o porque algumas pessoas começam a relacionar a cor forte e profunda com alta qualidade.
Há vinhos feitos com cascas não tão pigmentadas, como a Pinot Noir, Nebbiolo, Sangiovese que nunca serão tão opacos e que ao mesmo tempo podem ser muito bons, muitas vezes melhores do que vinhos altamente pigmentados.
Infelizmente, os produtores de vinho têm maneiras artificiais de tornar o vinho mais escuro, então se os fabricantes usarem desta tática, qualquer vinho ( inclusive os de baixa qualidade) poderão ser extremamente escuros e opacos. Esta tendência é desastrosa, pois a bebida manipulada pode ser madura demais, tânica demais, com muito extrato e com graduação alcoólica muito alta.
Aconselho a ver os vinhos muito escuros como um sinal de alerta: você pode amar alguns, mas por outro lado, pode achar que outros estão passados ou manipulados demais.
O bom vinho não tem uma regra clara, cada pessoa vai moldando o seu melhor de acordo com o paladar, com o momento, com o bolso, com a comida que acompanhará, etc...
É isso,
Bom começo de semana a todos,
Daniele Pavanelli Fidelis
Nenhum comentário:
Postar um comentário