domingo, 13 de março de 2011

Variedades de Uvas Tintas

Boa noite clientes blogueiros,

Quem nunca ouviu ou disse a seguinte afirmação: "Quero um vinho tinto cabernet sauvignon", sem imaginar que isso é a mesma coisa que dizer: "vamos subir lá em cima" ? 
É claro que ninguém tem a obrigação de saber (salvo os vendedores de vinhos) as corretas especificações das uvas, mas percebo que é interesse de muitos conhecerem as suas particularidades, suas diferenças e semelhanças, pois isso ajuda muito no momento de adquirir uma bebida ( principalmente numa loja que contém mais de 1.200 rótulos).

Portanto, o post de hoje é sobre as principais uvas tintas. Vale a pena anotar.

Cabernet Sauvignon - Esta uva produz vinhos de alto tanino (vinho firme, que deixa a boca com sensação seca), encorpados ou muito encorpados.A palavra mais comum para descrever seu sabor é groselha ou cassis. Pode ser encontrada em todos os níveis de preço e qualidade (quanto maior a qualidade mais firme ele será).
Por ser uma uva que cresce bem em quase todos os climas de ambientes não muito frios, temos excelentes opções em muitos países : França, Itália, Austrália, África do Sul, Chile e Argentina.



Merlot - Uva de cor profunda, encorpada e com baixo nível de tanino. Percebe-se de pronto que esta última característica é um grande diferenciador da uva acima descrita, pois ao contrário da Cabernet que produz vinhos firmes a Merlot produz vinhos leves.Alguns apreciadores acham que é mais fácil gostar do Merlot justamente pelo tanino, enquanto que outros acreditam que esta uva não é boa sozinha, e devem ser misturadas com outras, como por exemplo a Cabernet Sauvignon.
Seus aromas e sabores podem puxar para a ameixa e as vezes para o chocolate.




Pinot Noir - A produção de Pinot Noir é bastante limitada, pois esta uva é muito peculiar com relação ao clima e solo. Este vinho é mais leve em termos de cor que o Cabernet Sauvignon e até mesmo o Merlot. Tem uma graduação alcoólica relativamente alta, acidez média para alta e tanino médio para baixo (super complexo).Seu sabor tende a ser bastante frutado ( geralmente uma mistura de frutas vermelhas silvestres). Raramente é misturada com outras uvas, uma vez que se expressa perfeitamente sozinha.
É a minha preferida!





Syrah ou Shiraz - Produz vinhos de cores profundas, bem encorpados e com taninos firmes e sabor que sugere a frutas silvestres, carne defumada, pimenta e especiarias em geral. Bastante cultivada na Austrália e França, tendo inclusive seu escrito diferenciado em cada uma dessas regiões: Syrah na França e Shiraz na Austrália.


Tempranillo - Confere aos vinhos cor profunda, acidez baixa e graduação alcoólica moderada. Se expressam bem na região de Rioja.Uma casta muito adaptável a diferentes climas e solos, por isso o seu cultivo tem aumentado, entretanto as condições ideais de cultivo são os climas quentes e secos. Mostra o seu melhor quando acrescentada a outras variedades.



Há outras dezenas de uvas tintas, como  a Zinfandel, Nebbiolo, Sangiovese, Barbera, Cabernet Franc, Gamay, Grenache, dentre outras, mas penso que estas são as mais conhecidas ...e portanto as mais oportunas para postar.

Pra finalizar, exemplos clássicos das melhores variedades nobres das uvas :

Pinot Noir - Borgonha (França)
Cabernet Sauvignon - Bordeaux (França)
Syrah - Vale do Rhône (norte da França)


Próximo post : variedades de uvas brancas.


Até mais,

Daniele Pavanelli Fidelis


Nenhum comentário:

Postar um comentário