terça-feira, 15 de março de 2011

Variedades de Uvas Brancas

Boa noite a todos,

Após ter postado sobre as uvas tintas e ter recebido alguns elogios pela simplicidade da matéria, segue esta com o mesmo estilo da outra, mas agora sobre as uvas brancas.

Espero que gostem e que venham conferir nossa extensa gama de bebidas (estamos "batendo" os 1.300 rótulos).

Chardonnay - Esta uva tem sabores e aromas frutados, que variam da maçã (nas regiões mais frias) a frutas tropicais, principalmente abacaxi (em regiões mais quentes). Na maioria dos vinhos ela se destaca por apresentar aromas sutis de terra, como cogumelos ou minerais.
O vinho produzido por esta uva tem acidez média a alta e é encorpado e classicamente são vinhos secos.
Pode-se dizer que esta casta é independente, pois a Chardonnay consegue manter a qualidade de um vinho com apenas esta uva, portanto são 100% Chardonnay.


Riesling - De maneira clara, podemos afirmar que esta uva é a antítese do Chardonnay, pois enquanto esta é encorpada, o Riesling é leve e refrescante.
A grande maioria dos vinhos Riesling são doces ( se você prefere um vinho seco, procure um alemão que esteja escrito Trocken, cuja tradução é seco).
Possuí acidez alta, nível de álcool médio a baixo e aromas que variam do frutado ao floral.
Se você não gosta do Chardonnay, este é um bom vinho para ser degustado.
Atenção - Fora da Alemanha é difícil o Riesling manter sua qualidade, por isso não arrisque, opte pela certeza.



Sauvignon Blanc - Na maioria das vezes, este vinho tem características frutadas (melão, figo e principalmente o maracujá), entretanto, pode apresentar características herbáceas quando acarvalhados (aromas e sabores e vegetais).
Além disso, são vinhos que variam do leve ao encorpado, mas mantém sua peculiaridade "seco".
Surpreenda-se com o Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, pois além de ter sido a casta que melhor se adaptou
a  região, apresenta um aroma e sabor de maracujá indescritíveis.




Moscatel - Uva arómatica que produz o famoso espumante Asti. Apresenta aromas florais extremamente agradáveis. Em muitos lugares do Sul da França, do sul da Itália e da Austrália faz um delicioso vinho doce de sobremesa.

Gewurztraminer (pronuncia-se gue-vurz-tra-mi-ner) - Apesar de não ser tão conhecida, fiz questão de colocá-la aqui pois dentre as brancas, é a minha favorita.
Tem aromas e sabores de rosa e lichia. É leve e adocicado (sem ser enjoativo), porém em alguns lugares como Califórnia e Oregon encontra-se um Gewurztraminer seco.





Temperatura ideal: de 14 graus até 16 graus Celsius.

Boa noite, um beijo e até breve.

Daniele Pavanelli Fidelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário