segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Quais vinhos envelhecem bem e dicas gerais

Conversando com a Lú que escreve semanalmente aqui no blog as mais deliciosas receitas, ela sugeriu que eu escrevesse sobre quais vinhos envelhecem bem e dar dicas gerais sobre este tema.

É um tema complexo, e confesso que tive que recorrer a alguns livros, afinal, não é sempre que a frase         "quanto mais velho for um vinho, melhor ele é" é real.

A verdade é que a maioria dos vinhos não melhora com o envelhecimento, e muitos dos poucos que o fazem já foram envelhecidos na vinícola e dão o melhor de si assim que são vendidos. Todos os vinhos precisa de um pouco de maturação depois da fermentação, normalmente de três a seis meses, para descansar e permitir que seus aromas surjam.
Alguns estilos se beneficiam com meses ou mesmo anos de envelhecimento em tonéis de carvalho antes de serem engarrafados, Em ambos os casos, isso é feito antes de o vinho ser enviado para as lojas. Envelhecimento em garrafa depois do lançamento, é outra história.

A verdade é que a maioria dos vinhos são criados para serem consumidos em até 5 anos após ser lançados. Para se ter uma ideia, apenas 1 em cada 10 vinhos tintos terá um sabor mais interessante depois destes 5 anos; entre os brancos essa média cai pela metade. Menos de 1 em cada 100 vinhos provavelmente vai estar melhor depois de 10 anos, e esse tipo de vinho está ficando cada vez mais raro. Os muito antigos têm aromas mais secos e muitas vezes desagradáveis.

Um indicador bastante confiável é analisar a cor do vinho. Tanto os brancos como os tintos ficam amarronzados quando sucumbem a oxidação. Os brancos escurecem com o tempo e o tinto esmorece, perdendo aos poucos os compostos de cor que se juntam e formam partículas que vão para o fundo em forma de sedimento. Na maioria das vezes, quando você olhar contra a luz e o liquido estiver marrom e embaçado, desconfie, há grandes chances de o vinho não estar bom.

Sabendo isso, o grande desafio é sabermos quando beber determinado vinho ou quando guardá-lo ( e neste caso, quanto tempo guardá-lo). Essas regras poderão te ajudar:

1) Vinhos com bom custo-benefício devem ser consumidos assim que possível.
2) Quanto mais compostos ele tiver - ácidos, fenóis, esteres, maior  a chance de ñ estragarem com rapidez
3) Vinhos roses são os que decaem mais rápido

Potencial de Envelhecimento (regra geral):

Longevos - Brancos: Riesling e chenin Blanc
                 Tintos: Cabernet Sauvignon, Nebbiolo e Syrah

Média Longevidade - Brancos: Chardonnay e Semillon
                              Tintos: Merlot, Pinot Noir, Tempranillo, Sangiovese e Grenache

Consumo rápido -  Brancos: Sauvignon Blanc, Pinot Gris e Viognier
                           Tintos: Zinfandel, Gamay e Dolcetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário