quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Risoto de Alho Negro

Conforme prometido, segue a receita do Risoto de Alho Negro que eu fiz nesta última sexta-feira. Servi juntamente com um escalope de mignon ao molho madeira e achei que foi um ótimo casamento de sabor. 
A receita é do Blog da Mariah (leitura diária obrigatória) e está mais do que aprovada. Espero que gostem e estou esperando os cometários quando vocês preparem a receita.
Ingredientes:
1  xícara (chá) de arroz arbóreo 1 cebola picada
100 ml de vinho branco
2 colheres de manteiga
100g de parmesão ralado (não compre o saquinho que já vem ralado, é ruim, compre a peça para ralar na hora)
8 dentes de alho negro picados
500 ml de caldo de legumes (eu coloquei 700ml +/- porque eu gosto do risoto bem molhadinho)
Sal e pimenta à gosto.
Modo de preparo:
Refogar a cebola com uma colher de manteiga (atenção, neste momento vai apenas UMA colher) e o alho negro. Depois, coloque o arroz e deixe refogar mais um pouco. Agora coloque o vinho e deixe refogando por 2 min. para evaporar o álcool  O próximo passo é a parte mais demorada, requer paciência: É a hora de colocar o caldo de legumes. Coloque uma concha de caldo, mexa, não deixe a água secar. Este é o segredo do risoto, ir sempre acrescentando o caldo até acabar com ele. O ponto certo é o arroz ficar bem molhadinho, mais ou menos 20 min depois de colocar a primeira concha do caldo (eu deixo aproximadamente 30 min). 
Por último, acrescente a segunda colher de manteiga, o sal e o parmesão e mexa mais um pouco para misturar no arroz.
Não tirei foto do meu prato, essa eu peguei da Mariah:
Vale muito a pena!
Beijos,
Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário