segunda-feira, 2 de julho de 2012

Harmonização: Almoço Árabe

Sábado recebi um email de uma cliente perguntando quais vinhos eu indico para um Almoço Árabe. Pesquisei o assunto para respondê-la e quero compartilhar com vocês.

Lembrando que o foco deste post, refere-se ao que eu entendo por cozinha árabe: esfihas, quibes, kafta, homus, tabule, entre outros pratos, com ênfase na culinária sírio-libanesa.

Bom,  a cozinha de um modo geral é delicada, inclusive as especiarias, notadamente a pimenta síria. Ingredientes como iogurte, cebola e limão devem ser considerados, principalmente quando temos a autonomia de dosá-los em nossos pratos.

De um modo geral, brancos de boa acidez e relativamente frutados, sem passagem por madeira, são os ideais, principalmente com as saladas como o tabule. Evite vinhos extremamente frutados e encorpados. Eles podem ser um tanto dominadores. Chardonnays sem madeira, Sauvignons frescos e jovens do Chile e África do Sul, são mais aconselháveis.
Minha indicação: Camino del Sur Reserva Sauvignon Blanc (Chileno) e Man Vintners Chardonnay (África do Sul)

Os pratos leves de carne, como quibes, esfihas e kaftas vão bem com tintos frescos e de boa fruta. É importante calibrar adequadamente o corpo do vinho para não sobrepujar os pratos.
Minha indicação: Beaujolais Village (uva  Gamay) do produtor Abel Pinchard

Atenção especial ao Homus: uma entrada aparentemente inocente:

O gosto apesar de não muito intenso, apresenta uma textura pastosa, com um final levemente adstringente e pouco habitual em outras pastas. Além disso, existem o limão e o gergelim presentes na receita.
Minha indicação: Fleu du Cap Semillon (África do Sul)




Qualquer dúvida ou sugestão, me envie email!!!

Bjos,

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário