segunda-feira, 30 de julho de 2012

Curiosidades e Bizarrices no Mundo dos Vinhos II

Vinho é Saúde: Uma pesquisa feita entre 1986 e 2006 com homens que haviam sofrido ataque cardíaco mostrou que o vinho reduz o risco de morte pós infarto. Os resultados revelaram que homens que bebem até duas taças de vinho por dia - cerca de 125ml - reduzem em 42% o risco de morte por qualquer problema cardiovascular e em 12% a morte por outras causas. Não se sabe ainda o porquê desse comportamento e nem se ele também é visto em mulheres, uma vez que o estudo foi levado exclusivamente com homens.

Fenômeno: A série mexicana Chaves é inegavelmente um fenômeno, e, agora, vai deixar sua marca também no mundo do vinho. Uma vinícola espanhola, que não teve o nome revelado, comprou o barril onde morava Chaves - que estava abandonado nos estúdios da Televisa desde que o seriado saiu do ar, em 1992 - para a produção de vinhos ecológicos. O barril é de carvalho francês e tem capacidade para 225 litros.

No Palito: Já pensou em chupar um pirulito com sabor de vinho? Pois uma das mais tradicionais lojas de departamento de Londres, a Harvey Nichols teve essa ideia e lançou um pirulito sabor Champagne que leva flocos de ouro em sua composição. Além do sabor do Champagne, o 24K Gold Lix leva maltitol, um tipo de açúcar, e ouro comestível. Há alguns anos, a marca já havia lançado pirulitos com sabor de tequila e absinto. Os de Champagne serão vendidos por até US$ 5.



Robô Vinícola: A mais nova invenção do cientista francês Christophe Millot, que transformou os mapas cadastrais de vinícolas em formato vetorial, é um robô, movido a energia solar, que pode ajudar na produção vitivinícola. Batizado de Wall-Ye, ele tem 50,8 cm de altura e 61 cm de largura, trabalha com temperatura entre -40 e 85°C e está conectado a um GPS, para que não ultrapasse os limites do vinhedo. A ideia dessa criação surgiu em 2009, enquanto Millot visitava um vinhedo cujo diretor estava frustrado por não conseguir a mão-de-obra necessária para lidar com as vinhas. O Wall-Ye consegue podar 600 vinhas por dia e ainda remove insetos e brotos desnecessários.

(Bibliografia: Revista Adega, ano 6, N° 79, pág 20))

Um beijo,

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário