quarta-feira, 20 de junho de 2012

RECEITA PARA CELEBRARMOS A CHEGADA DO FRIO!

Bom dia queridas (os) amigas (as) e clientes,


Como todos já devem saber hoje se inicia o Inverno, para muitos a estação mais charmosa e aconchegante do ano....eu particularmente não diria gostosa porque não gosto de frio, sou mais pro calor...pois ficamos mais a vontade....mais dispostos e tal...mas isto não vem ao caso.....gosto é gosto....rs

Muito bem, com a chegada do friozinho, é hora de começarmos a desempoeirar as panelas de fondue, as sopeiras, etc....Hoje irei postar uma receita de fondue de queijo...pois a data pede isto...algo quentinho e saboroso.....como sempre irei tentar passar a vocês antes da receita...um breve relato sobre a história do fondue.

Como tantas outras deliciosas criações gastronômicas, o fondue de queijo nasceu da necessidade. Segundo Maria Lúcia Gomensoro em seu "Pequeno Dicionário de Gastronomia" (editora Objetiva). A origem desta iguaria Suíça está na Idade Média. Em função de uma superprodução de queijos, para evitar a perda, surgiu a ideia de derreter a sobra em um grande caldeirão, acrescentando-se álcool, de forma a conservar os queijos. Enquanto o preparavam, os "inventores" do prato, provavam com pão para determinar o tempero adequado. E assim essa operação coletiva com o tempo deixou, o caráter de conservação e ganhou o de celebração mantendo o espírito de conjunto. Gruyére e Emmenthal são os dois queijos mais usados no preparo de fondue, além de serem suíços levam o nome das regiões onde são produzidos.


Vamos a receita


FONDUE DE QUEIJO


Ingredientes:


400grs. de Gruyère
200grs. de Emmenthal
1 dente de alho
350ml de vinho branco seco
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa rasas de amido de milho
50ml de grappa ou vodka
Noz-moscada á gosto


Preparo:


Primeiro rala os queijos e mistura. Corta o alho e esfrega por toda panela (depois pode jogar fora). Coloca o vinho e o suco de limão(dizem que a acidez ajuda a derreter o queijo e dá mais leveza) para aquecer. Mistura os queijos ralado. Coloco em um copo o amido de milho para dissolver com a grappa ou vodka e aguarde. Quando o queijo começar a derreter continua mexendo em forma de 8. Ai quando derreter tudo, despeje o amido de milho já batizado pela grappa ou vodka e mexe mais um pouco. Rale a noz-moscada (ralada na hora é outra coisa, um aroma e sabor genial). E bom apetite!


Acompanhamentos: pães variados, batata, frutas (também vão bem com queijo, claro!) e tudo mais que a sua imaginação e desejo permitir e claro o prato também pede um bom vinho.






Um ótimo restinho de semana a todos!


Luisa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário