quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dúvidas mais frequentes II





Bom dia,


Conforme o prometido, hoje vamos "aprender" um pouquinho sobre rum, absinto, fernet e vermute...Eu confesso que meu único conhecimento sobre essas bebidas, é que elas são muito fortes.

Então, vamos lá:

Rum: É uma bebida obtida a partir da fermentação do melaço e outros derivados da produção de açúcar, além do caldo de cana fermentado e posterior destilação. O rum é uma bebida secular, de características refinadas e aroma suave. Tem alto teor alcoólico (de 40 a 55%). Pode ser feito de duas formas diferentes: a agrícola (obtido diretamente do caldo de cana fermentado) e a industrial (obtido através do melaço).
Curiosidade: O Rum começou a ser apreciado nó século XVII, quando foi divulgado como um poderoso medicamento capaz até de “exorcizar os demônios do corpo”.

Nossa indicação: Rum Havana Clube 7 anos




Absinto: Bebida destilada feita a partir da erva Artemisia absinthium (outras ervas podem compor a bebida de maneira secundária).  Tem geralmente uma cor verde -pálida, transparente ou, no caso de envelhecido, castanho-claro.
Na boca dizem que é quase alcoól puro, com gosto adocicado, mas que ao mesmo arde a língua.

Curiosidade: Em 1915 foi proíbido por diversos motivos: foi considerado uma droga, além de ser causador de males epiléticos, pensamentos suicidas, perturbação mental na população que o ingeria.
Hoje, já foi permitido sua comercialização e nós temos esta bebida:



Campari: É uma bebida alcoólica designada como "aperitivo". É obtida pela fusão de sessenta ingredientes, combinados e macerados num malte de água destilada e alcoól. A bebida tem a mesma composição desde 1862, graças a fórmula que foi guardada em segredo por quase 150 anos.



Fernet: É uma bebida amarga obtida por meio da maceração no alcoól de diversas ervas e raízes medicinais, entre elas o ruibarbo, e a genciana, a quina, o aloés e o agárioco. É usado como digestivo e tônico.


Vermute: É o nome de uma bebida à base de vinho que tem como erva principal a losna ou absinto (absinthium). Basicamente, o vermute é composto de 70%, no mínimo, de vinho,alcoól, açúcar, infusões de ervas de diversos tipos, que dependem de cada fabricante. Todo bom vermouth tem em sua composição pequenas quantidades de água salobra para reduzir sua acidez.
O Martini é um coquetel famoso a base de gin e vermute.


Bom, por hoje é só!Para a próxima semana já temos posts com perguntas e respostas.

Um bjão e até amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário