quinta-feira, 28 de junho de 2012

Facilite a Vida na Cozinha - Bacalhau

Algumas dicas de profissionais ajudam você a aproveitar ao máximo os ingredientes e tornam sua vida na cozinha mais fácil. Veja a seguir alguns truques e técnicas de preparo dos alimentos, ou melhor, de um alimento que entendemos bem: O Bacalhau
  • Ao comprar, veja se o bacalhau está limpo e sem manchas escuras. Tons de marrom e preto indicam resíduos de sangue ou bílis, sinal de que a cura não foi feita corretamente. Para saber se foi curado, segure a "cabeça" com força e solte a cauda. Se ficar reto ou quase reto, está bem curado. Se dobrar, está úmido e mal curado.
  • Para saber se está adquirindo o legítimo bacalhau, repare nestes "itens":
    A forma do peixe - o legítimo bacalhau é largo e permite o corte em lombos.
    O rabo do peixe - deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro, de cor uniforme ( se tiver uma espécie de "bordado" branco na extremidade, não é o legítimo ).
    A cor "palha" - se o bacalhau é branquinho, não é o legítimo.
    A pele - solta com facilidade; puxe um pouquinho para verificar.
  • Não compre bacalhau com muito sal, pois seu sabor ficará alterado, assim como o valor nutricional após dessalgá-lo.
  • O calor e a umidade são inimigas do bacalhau, mantenha-o entre 2° a 5°C.
  • Para dessalgar o bacalhau, o ideal é que você lave-o em água corrente e transfira para uma tigela. Cubra com água fria e deixe de molho na geladeira por, no mínimo, 30 horas.Troque a água várias vezes para eliminar o sal. Escorra, passe em água corrente e afervente o peixe para retirar a pele e as espinhas. 
  • Se você não tem tempo para fazer o processo acima, cubra o bacalhau com leite e deixe de molho por alguns minutos. Se não ficou de molho, lave-o com água fria. Repita o processo de escorrer e aferventar até elimar o sal.
  • Ao dessalgar e limpar o bacalhau, aproveite a pele, as espinhas e as aparas que servirão de base para preparo de sopas, para cozinhar (bolinho de bacalhau...hummmm)
  •  Para desfiar o bacalhau com facilidade retire os espinhos e a pele. Depois, coloque o peixe em um pano de prato grosso e esfregue bem. Ele se despreenderá facilmente em lascas. Se preferir, passe pelo processador.
  • Quer preparar bolinhos bem enxutos? Atenção à temperatura da gordura, que deve ser bem alta. Caso contrário, ele ficará encharcado. Para saber se o óleo está na temperatura ideal, ponha uma colher de pau no centro da panela. Estará no ponto quando se formarem bolhas em torno da colher. Ahhh, frituras ficam mais saborosas se você acrescentar um pouco de manteiga ou margarina no óleo.
  • Se estiver fazendo bacalhau grelhado, regue-o de vez em quando com um ramo de cheiro-verde molhado em azeite e vinagre.


Beijosss,

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário