terça-feira, 19 de junho de 2012

Dúvidas mais frequentes: Destilados e Outros

No domingo a noite, quando comecei a pensar nos posts da semana, resolvi que ia falar de coisas que teria que pesquisar...por isso ontem falamos da uva Gamay e hoje vou postar de um assunto que não entendo nadica de nada (e já estava na hora de eu saber), pois sempre que um cliente faz qualquer pergunta relacioanda a isso, eu fico com cara de interrogação.

Então, espero que seja tão útil para vocês como está sendo pra mim.

Quinta-feira tem a parte II (amanhã temos receita da Luisa...sempre muito bom).

Resumindo, falaremos de uma maneira bem simplificada sobre os destilados/aperitivos/fortificados. Quem sabe, futuramente, não podemos nos aprofundar em um (ou em vários) destes "temas"?

Grappa: Bebida italiana que é feita a partir do bagaço das uvas. Foi originalmente feita para evitar desperdícios. Tem alto teor alcoolico (de 37,5 à 60%). É comum ouvirmos a expressão "pinga italiana".
Nossa Indicação: Grappa Villa Fabrizia Bianca



Brandy: São produzidos pela destilação do vinho seguida de envelhecimento. Os mais conhecidos são o Conhaque e o Armagnac que vêm do sudoeste da França. Os que estão localizados fora da Europa raramente são de alta qualidade, apesar de suas exceções.
Os Brandys de Jerez (ao sul da Espanha) são envelhecidos em cascos de sherry, e adoçados e escurecidos com caramelo e outros aditivos.
O que os diferencia (Cognac, Armagnac e Brandy de Jerez) além da localização são os sabores.
O Cognac tem um aroma muito complexo e uma sensação de doçura e suavidade no palato, enquanto que o Armagnac produz um líquido mais rico e mais frutado.
Nossa indicação: Cognac Biscuit e Brandy de Jerez



Gin: Bebida destilada à base de cerais e zimbro. É muito forte, com teor alcoolico superior ao whisky.
Depois de destilado, o gim sai do alambique com um teor alcoólico muito elevado, inapto ao consumo. Para reduzir essa teor alcoólico é adicionado água destilada. A aromatização é feita com bagas de zimbro, cujo óleo transmite à bebida o sabor que a caracteriza..
Algumas destilarias usam componentes artificiais para obter sabores diferentes.
O Steinhager é um "tipo" de Gin produzido na Alemanha, bastante conceituado, cuja principal matéria-prima é o zimbro. A fruta é submetida inicialmente à maceração e fermentação e, posteriormente, à destilação e redestilação. O nome "steinhager" origina-se de uma cidade alemã com a mesma denominação.
Nossa indicação: Gin Tanqueray e Steinhager Schlichte


O Tanqueray é London Dry Gin, o mais conhecido mundialmente, sendo bastante seco e a sua destilação é repetida várias vezes em que são adicionados vários aromatizantes.

Marsala: Vinho fortificado originário da Sicília. Elaborado com uvas das variedades locais. É caracterizado pela cor, idade e doçura. É usado para fins culinários e como aperitivo.
Nossa indicação: Vinho Marsala Lombardo.


Gostaram?

Dani

Um comentário: