A última postagem antes do irresistível Mundo Lindt foi sobre os vinhos italianos. Recebi alguns emails com dúvidas e sugestões e por isso hoje resolvi falar sobre Como Ler um Rótulo Italiano e tirar as maiores informações possíveis.
Se uma garrafa está rotulada como DOCG ou DOC, o nome da região ou do distrito geralmente dá uma boa pista sobre o tipo de vinho. Ambas as denominações deveriam indicar um vinho de qualidade, mas infelizmente isso não é garantia. Apenas o nome do produtor pode significar algo mais definitivo.
Se o rótulo registrar IGT ou vino da tavola, o nome do produtor torna-se ainda mais crucial. O preço é outro parâmetro: um IGT de alta qualidade pode custar o dobro ou o triplo de um DOCG feito na mesma região - mas o custo/benefício pode não ser melhor.
Entendam a classificação dos vinhos italianos sob 4 denominações:
DOCG: é a classificação mais alta para vinhos de qualidade.
DOC: classificação de qualidade equivalente à Appellation D´Origine Contrôleé.
IGT: esta categoria está no mesmo nível vin de pays francês.
VdT: o vinho de mesa abrange a maioria da produção italiana, é geralmente de baixa qualidade, mas há exceções.
Às vezes o nome da cepa é encontrado em rótulos italianos, com exceção de VdT, e sinaliza o estilo. A palavra di ou d´significa "de", então Barbera d´Alba é a cepa Barbera da região de Alba. A qualidade das safras varia bastante, em geral, quanto mais ao norte maior a variação de ano a ano.
E agora alguns rótulos (inclusive enviados via email por clientes, quem tiver alguma dúvida, enviem também):
Pazzia: Nome do Vinho Primitivo: Uva Região: Manduria (di Manduria) Lucarelli: Nome do produtor |
Yume: Nome Montepulciano: Uva D´Abruzzo: Região Denominazione di Origine Controllata: DOC |
Um rótulo com bastante informações:
Altesino: Nome do Vinho Rosso: Vinho Tinto Toscana: região Indicazione Geografica Tipica: IGT Vendemmia 2009: Safra 2009 Imbottigliato nelle...: Engarrafado em... Produto italiano Volume 750ml 14% graduação alcoolica Um beijo, Daniele |
Nenhum comentário:
Postar um comentário