quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

COPO CORRETO PARA AS CERVEJAS

Hoje o blog conta com a colobaração super especial da Vivi que me enviou este artigo sobre as reais influências dos copos nas cervejas.

Não é a toa que na Bélgica cada cerveja tem o seu copo próprio. São mais de 450 cervejas diferentes. Isso porque um dos grandes prazeres degustativos é o VISUAL. Além disso, cada formato de copo tem uma função em relação à espuma.Os aromas, também são levados em consideração na hora de desenhar o copo.O objetivo é deixar os copos mais adequados para desprender o bouquet e aroma daquele estilo de cerveja em específico.

Muito interessante. Espero que gostem :)

TIPO PILSNER: Ideal para as cervejas dos tipos Pilsen. Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz.

TIPO LAGER (CHOPP): São os tradicionais copos de chopp, o qual erroneamente chamamos de tulipa.

TIPO CALDERETTA: É versátil e pode ser utilizado para English e American Ales e também para algumas Lagers escuras e IPAS.

TIPO WEIZEN: Ideal para cervejas do tipo Weiss, as de trigo. Permite que se admire o corpo e a cor da cerveja, bem como a expansão do creme. Como são altos, possibilitam que todo o conteúdo de garrafas de 500ml sejam colocados no copo, incluindo o fundo com as leveduras, e ainda sobre espaço para a espuma, como manda a tradição do estilo.

TIPO TULIPA: Ideal para cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales belgas. O desenho é baixo e elegante, permite observar a evolução da espuma. Não confundir com o que chamamos aqui no Brasil de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner.

TIPO CANECA: Muito usada para servir chope ou cervejas vendidas na pressão. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas normalmente são robustos, de vidro grosso, e algumas têm até apoio para o polegar na alça, para ajudar com o peso do copo+cerveja.

TIPO MASS: Canecão alemão de 1L. Devem seu sucesso à quantidade de cerveja que podem conter. Também chamado de Seidel.



Beijos,

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário