sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DICA FINAL DE SEMANA: EL PORTILLO

Bom dia clientes e amigos,

A dica deste final de semana é pra começar setembro com o pé direito.

Este vinho é incrível em todos os aspectos, principalmente no quesito custo - benefício. Connheçam um pouco da história (créditos a Simone da importadora Zahil, que nos forneceu tudo isso).

As Bodegas El Portillo são parte de um grupo de origem holandesa que se estabeleceu na Argentina em 1992. O grupo, denominado Salentein atua em diversos ramos, com destaque à produção de frutos e criação de rebanho, além da produção de vinhos de alta qualidade.

Braço que ganhou porte e independência gradualmente, hoje as Bodegas El Portillo possuem suas próprias linhas de diferentes qualidades, produzindo inclusive um vinho espumante a partir de uvas colhidas na Finca El Portillo, propriedade composta por vinhas de mais de 30 anos situadas aos pés da cordilheira dos Andes, em faixas de altitude que vão de 1050 a 1200 metros acima do nível do mar.

A Bodega é construída em 3 níveis (o 1º ao nível do solo, o 2º, 5 metros abaixo, no subsolo, e o 3º a 10 metros abaixo do nível do solo), de forma a possibilitar o uso da própria gravidade em cada etapa do desenvolvimento dos vinhos, evitando o uso de bombeamento do mosto e do vinho.

As videiras, regadas com água de degelo dos Andes, são podadas de forma a manter um equilíbrio entre folhas e frutos, limitando a produção em cerca de 4 toneladas por hectare, e a realizar uma homogeneização dos cachos de acordo com seu grau de maturidade.

Os rótulos da linha El Portillo foram redesenhados recentemente, baseados no trabalho de uma artista plástica que criou cores com “ingredientes” andinos. A cor do rótulo do Malbec foi elaborada a partir de uma espécie de árvore chamada Aguaribay, típica da paisagem mendocina.

O Portillo Malbec foi elaborado com uvas colhidas e selecionadas à mão que, após o desengace, maturaram por 10 a 15 dias em tanques de aço inoxidável. O vinho foi clarificado com bentonita e recebeu adição de uma parte de vinho envelhecido em madeira ao final do processo de elaboração.


Premiações de Destaque
Wine Spectator – 86 pontos
Wine Enthusiast – Best Buy e 86 pontos
Mundus Vini 2005 – Medalha de Prata (safra 2004)

Dados Técnicos
Acidez Total: 5 g/L
P.H.: 3,7
Álcool: 14%
Açúcar Residual: 2 g/L
Corte: 100% Malbec
Temperatura Ideal de Serviço: 16°

R$ 19,00
É mais que uma dica pro final de semana :)

Um beijo e até segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário