quinta-feira, 7 de julho de 2011

Como reconhecer os aromas presentes no vinho?


Bom dia,

O post de hoje é uma sugestão despretensiosa para os amantes de vinho. Despretensiosa porque eu não vendo no empório, mas achei a ideia genial

Todos sabem que os aromas do vinho são os responsáveis por grande parte do que é descrito como "gosto", ou seja, o que chamamos de sabor tem mais a ver com o olfato do que com o paladar.

E para a maioria das pessoas, as sensações percebidas pelas papilas  (doce, amargo, salgado, etc) são mais fáceis de distinguir do que os aromas, afinal, muitos alimentos têm cheiros tão específicos que só se repetem nos vinhos. Frequentemente ouço dizer que determinado vinho remete a pimentão ( encontrado nas uvas Cabernet Sauvignon ou Merlot), bem como a tabaco, chocolate e até as mais estranhas como areia, arbusto molhado e gato no cio (acredite quem quiser).


Assim, desenvolver a memória olfativa é essencial para aqueles que procuram encontrar palavras para selecionar seus vinhos preferidos e excluir aqueles que não gostamos.


Portanto, a sugestão de hoje é adquirir o kit Aroma dos Vinhos que possui 48 garrafinhas, cada uma com um aroma diferente. Contém ainda um baralho ilustrado com 48 cartas especificando os aromas e as famílias olfativas divididas por cores.
Veja mais detalhes no site: http://www.aromasdovinho.com.br/.





:)

Boa quinta a todos.

Um beijo,

Dani Pavanelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário