sexta-feira, 24 de junho de 2011

ÁGUA

Temos no cardápio do restaurante e a disposição na loja a Água San Pellegrino e a Água Panna que são duas águas italianas do Grupo San Pellegrino. A San Pellegrino com gás natural dos alpes italianos ( Lombardia) e a Panna uma água proveniente das colinas da Toscana.

O post de hoje é sobre a importância da água quando estamos degustando um vinho, bem como ressaltar as peculiaridades destas duas águas italianas.

A água tem grande importância quando bebemos vinho, pois este tende a nos desidratar. Além do mais a água tem a função de a limpar o paladar. Beber água durante uma degustação não significa “misturar” a água e o vinho, então devemos tomar água para cada duas taças de vinho (em média) e sempre que trocar o vinho por outro, assim conseguiremos distinguir as particularidades de cada bebida.

 A questão se tomamos água com gás ou sem gás obviamente depende do gosto, e há grande divergência sobre isso, afinal, água com gás interfere mais no paladar, mas por outro lado o limpa com mais eficiencia. Recomendamos que tome água com gás apenas se for provar diversos vinhos no dia ( o que acontece normalmente nas degustações), caso contrário, opte pela água sem gás.

Em relação a água Panna e a San Pellegrino temos diversos argumentos que as defendem:

  • A Associação Internacional de Sommeliers afirma que essas são as duas melhores águas para acompanhar degustação de vinhos por suas propriedades oligomineirais que ajudam a ressaltar a característica do vinho.
  • Para o consultor enogastronômico Renato Frascino, as águas importadas em geral não têm adição de cloro, como acontece com a água da torneira, elas vêm de aquíferos localizados em áreas de preservação ambiental. Por causa das diferenças de solo, cada marca tem um equilíbrio próprio de minerais na sua composição.






Bom final de semana a todos nossos leitores, clientes e amigos,

Um beijo,

Daniele Pavanelli Fidelis



Nenhum comentário:

Postar um comentário