quinta-feira, 16 de junho de 2011

Recebi um email muito legal...Os créditos são do site http://www.delospassos.com.br/. Achei interessante. Espero que gostem

 O seu vinho está Bouchonée?
O Bouchonée, também conhecido por "Gosto de Rolha", caracteriza-se pela ação mutante destrutiva do TCA (abreviatura química de 2, 4, 6 - tri-cloro-anisol = Tricloroanisole). O TCA é o metabolismo químico resultante da ação das moléculas do cloro em contato com o fungo armillaria mellea da rolha, que dá ao vinho um aroma desagradável de mofo, papelão molhado ou pano enxovalhado como se diz em Natal - RN.

O fungo permanece na rolha por falhas nos processos de limpeza e cloração, mas ele por si só não causa nenhum malefício ao vinho. O problema está na sua reação com algumas moléculas do cloro, gerando o TCA. Diz-se então queo vinho está Bouchonée (lê-se BU-CHO-NÊ), por ele apresentar odor e/ou gosto de rolha defeituosa (aroma de mofo).

Freqüência do Bouchonée - Apesar de polêmico o assunto, as estatísticas apontam para 5% de todos os vinhos do mundo com este problema. Algo equivalente a mais de Um Bilhão de garrafas por ano, independente da qualidade, do nível e da procedência do vinho.

Identificação do Bouchonée - Quando você perceber os aromas descritos acima: mofo ou papelão velho molhado, ofuscando os aromas frutados do vinho e seu sabor estiver demasiado amargo, desconfie. Espere 10 a 15 minutos e os aromas desagradáveis se manifestarão com mais intensidade facilitando a comprovação do problema. É que sob os efeitos do oxigênio, a ação do Bouchonée se intensifica. 

Solução para o Bouchonée - Máxima higiene no tratamento de limpeza e cloração das rolhas nas cortiçarias. Há estudos com o uso do “03” ou ozônio na esterilização das rolhas em substituição ao cloro, mas não há nada conclusivo ainda sobre seus efeitos. Até lá, toda e qualquer rolha de cortiça natural está sujeita a contaminação pela reação do TCA. O ozônio já vem sendo usado com sucesso na limpeza de barricas de madeira, tanques de inox e garrafas nas vinícolas.

A Única Solução Segura - Até que algo em teste seja efetivamente comprovado como eficaz, a saída será vedar as garrafas com rolhas sintéticas (plásticas) e screw cap, que são inodoras, estéreis e não passam nenhuma contaminação ao vinho. Para os puristas e mais tradicionais consumidores, aposentar o saca-rolhas seria uma lástima. Mas isso é um preconceito bobo e infundado, que em termos práticos é irrelevante à apreciação do vinho. Ademais os vedantes alternativos são usados apenas em vinhos ligeiros (de consumo rápido).
 
Ressalva: o Bouchonée é um problema que só afeta vinho vedados com cortiça natural.

Um abraço,

Daniele Pavanelli Fidelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário