segunda-feira, 20 de junho de 2011

Boa tarde,


Recebi um email perguntando se é verdade que vinhos servido em taças têm melhor sabor do que se fosse servido em qualquer outro lugar.

Penso que taças são importantes, mas não devem ser levadas tão a sério. Um bom vinho terá bom sabor não importa de onde você o beber. Se você só tem xícaras de café, elas vão servir.

No entanto, é bom ter um jogo de taças em casa, afinal, as taças apropriadas nos ajudam a apreciar o vinho com todos os sentidos, principalmente o visual (que vamos ser sincero...conta e muito, se isso fosse mentira a indústria da TV, cinema estaria falida...eles investem cada vez mais na boa imagem, na resolução perfeita, no jogo 3D, etc).

Mas não se preocupe em comprar taças específicas para cada estilo de vinho, uma taça universal será boa o suficiente para servir de brancos a tintos, do Champagne ao Porto.

A melhor taça do vinho é aquela que é confortável e permite preciar todos os aspectos do vinho, desde a sua cor até seu sabor e sua textura:

Algumas dicas na hora de adquirir taças:

1) Opte pelas taças simples e transparentes: O vinho é lindo, não precisa de nenhuma ajuda. Taças simples e sem enfeites são a melhor aposta. Copos e taças coloridas e cheias de detalhes são ainda mais bonitas, mas a decoração torna mais difícil ver o conteúdo do copo.

2) Ache uma taça cuja haste seja confortável para as suas mãos: As hastes têm o objetivo de manter nossas mãos longe do bojo, dessa forma não deixamos a taça com marcas de dedo e não esquentamos o vinho muito rápido e o mais importante de tudo, a haste facilita o giro, que libera os aromas do vinho.

3) Procure taças em forma de pêra, que estreitam em direção a borda: Assim comop os copos de conhaque, as taças de vinho são feitas para serem giradas sem entornar. O segredo é ter uma taça que seja mais ampla no fundo. Ela deve ser larga o suficiente para que você possa servir um volume razoável e ainda assim sobrar alguns centimetros entre a superfície do vinho e a borda do copo.

4) A sua taça deve ser ser cheia até um pouco menos da metade: O ideal é a taça não estar mais de 1/3 cheia, isso permite girar o vinho com facilidade.

Se você optar por um segundo tipo de taça, escolha uma de espumante: As taças altas e finas não só exibem as bolhas dos espumantes, mas também a mantê-las por mais tempo (uma superfície menor significa menos oportunidade das bolhas escaparem).

Taça universal

Para espumante

Um beijo e bom início de semana a todos,

Daniele Pavanelli Fidelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário