quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como Decantar e Deixar Respirar

Falando em termos gerais, as pessoas se preocupam mais do que devem com a decantação. Na realidade, poucos vinhos precisam ser decantados, e nem todos os vinhos tintos precisam respirar. O que não quer dizer que não possa decantá-los, se quiser, afinal, um belo decantador cheio de vinho é muito bonito.
Há duas razões práticas para se decantar o vinho. Uma é separar o vinho de depósitos que se formaram na garrafa durante a maturação; a outra é arear o vinho, ou deixá-lo "respirar". Isso auxilia a evolução do buquê e do sabor. O erro é guardar o vinho em decantadores - o vinho se deteriora se ficar mais do que algumas horas nesses recipientes.
Vamos para as perguntas mais frequentes que eu ouco aqui na loja nest quesito.

Quais vinhos precisam ser decantados?
Como se pode deduzir, a partir do exposto, so é preciso decantar os vinhos que ficaram longo tempo na garrafa. E isso inclui vinhos de alta classe como os Bordeaux tintos e Cabernet Sauvignons, os Rhônes tintos, o Shiraz, os Borgonhas tintos, os Barolos e outros tintos italianos de classe, e o Porto safrado.
Se quiser verificar se um vinho criou borra, segure a garrafa, na posição em que estava guardada, contra a luz: se houver uma mancha escura na parte inferior, ela criou borra. Alternativamente, poderá observar se há partículas escuras no fundo da garrafa.
O vinho tinto com menos de 5 anos não precisa ser decantado. Mas um bom vinho tinto jovem poderá se beneficiar de um curto tempo para respirar.
Não há necessidade de decantar vinho branco. A exposição prolongada ao ar vai estragar quaisquer sabores frescos.

Qual é a hora de decantar?
Em geral, pouco tempo é melhor do que tempo em demasia. Os vinhos muitos velhos e fragéis começam a se oxidar dentro de 1 hora e se deterioram rapidamente. Exagere para o lado da segurança - se ao servir o vinho, achar que ele precisa mais tempo par respirar, sirva assim mesmo, pois ele vai se modificar rapidamente dentro da taça.
A hora mais conveniente para a decantação é pouco antes da chegada dos convidados, isto é, cerca de 1 hora antes de servir o vinho. Será o suficiente para a maioria dos vinhos, e não deverá ser um perigo para os mais velhos.

Quanto tempo dura um vinho no decantador?
Não guarde vinho no decantador. Mesmo os robustos como o Porto safrado não devem ser deoxados em decantador: o Porto demorar algum tempo para mostrar sinais de oxidação, mas começa a perder seu aroma em poucos dias.
Faça um planejamento para acabar o conteúdo de um decantador de uma vez só. Se o planejamento não der certo, recoloque o vinho na garrafa, e use um dos métodos de conservação descritos nas páginas 140-41.

Respirando na garrafa
Abra a garrafa de vinho 1 ou 2 horas antes de servi-lo. É o suficiente para a maioria dos vinhos.

COMO DECANTAR

1 - Coloque a garrafa na vertical 24 a 48 horas antes de decantar. Retire com cuidado a rolha da garrafa. Coloque uma lâmpada próxima a ela. Segure o decantador junto ao "pescoço" e entorne suavemente em fluxo contínuo.

2 - Quando o vinho estiver  acabando, você vai ver a borra se movendo pela garrafa na direção do pescoço. Observe-a atentamente: pare de entornar o vinho um pouco antes do sedimento sair da garrafa.

3 - Se você não tiver mãos firmes, ou quiser extrair até a última gota, use um funil de decantação. Coloque o funil no pescoço do decantador e entorne o vinho. O funil vai reter a borra.

Formato dos Decantadores






Um abraço a todos os leitores,

Dani Pavanelli Fidelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário