segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bom dia
Iniciaremos a semana falando um pouquinho dos Vinhos da África do Sul. A escolha não foi aleatória, escolhi este tema porque chegou aqui na loja o Vinho Obikwa que vem com uma sacola para duas garrafas (com repartições) muito bacana, principalmente para aqueles que adoram uma edição limitada (como eu) e para aqueles que procuram um presente original, gostoso e bem acessível (o kit custa R$ 26,50, enquanto que a garrafa individual saí por R$ 24,50).
As vinhas chegaram à África do Sul nos anos de 1650 com os holandeses, mas foi somente em 1850 que o país começou a concentrar-se seriamente na produção de vinhos de mesa, e atualmente a África do Sul está em nono lugar na produção mundial de vinhos.
O clima lá é predominantemente quente e seco, embora haja áreas de vinhedos com climas frios.
Para os mais curiosos, segue as principais regiões viníferas da África do Sul:
Constantia: A mais antiga região produtora de vinhos do país (localizada a sul da Cidade do Cabo);
Stellenbosch: A leste da Cidade do Cabo; o mais importante distrito vinífero em quantidade e em qualidade;
Paarl: Ao norte de Stellenbosch, lar do KWV ( uma das maiores vinícolas da África do Sul) e da famosa e bela Propriedade Nederburg, é o segundo distrito vinífero mais importante
Vale Franschhoek: Um subdistrito de Paarl, existem muitos fabricantes inovadores de vinhos.
Robertson: a leste de Franschhoek, é o único distrito principal que fica fora da Região Costeira; uma área quente e seca conhecida principalmente por seus Chardonnays.
Uvas características da Africa do Sul
A uva branca mais plantada é a Chenin Blanc (também conhecida como Steen), é versátil e produz principalmente vinhos meio-secos a meio-doces, bem como vinhos secos, espumantes, vinhos de colheita tardia e roses.
Exclusivamente sul-africana, a uva Pinotage é nascida do cruzamento da Pinot Noir e Cinsault, vinhos Pinotage combina a cereja do Pinot Noir com as notas terrosas do vinho do Rhône. Pode ser um vinho de leve a encorpado.
Estes daqui vale muito pena provar:




Bom começo de semana a todos,

Um beijo,
Dani Pavanelli ( aceitando sugestões para próximos posts)

Um comentário:

  1. Adoro vinhos da Africa do Sul, meu favorito é o Wolftrap e o Dani de Wet, mas para uma data especial sem duvida nenhuma o potente The Chocolate Block.

    Para as pessoas que estão travadas no Chile e Argentina vai uma dica: Se solta e experimenta novas possibilidades como a Africa do Sul.

    ResponderExcluir