1) O porco preto também é conhecido como Pata Negra. Tem a sua pele e unhas pretas, apresenta um focinho afiado e patas finas, longas e persistentes.
A natureza é sábia e a grande responsável pela carne tenra e suculenta, com um gosto e perfume inconfundíveis que só se encontra no Porco Preto.
3) O Alentejo possui habitat natural perfeito para a criação do Porco Preto. Mais de 50% da área mundial de montados, os campos com azinheiras e sombreiros está localizado no Alentejo.
4) No Alentejo, o Porco Preto tem mais espaço para se alimentar, cerca de 2,0 hectares por animal.
5) Os montados do Alentejo tem mais árvores por hectare. O Porco Preto come 10k de bolota (fruto seco cilíndrico das azinheiras e sobreiros, rico em proteínas e ácido óleico), no período de novembro à março. Nestes 5 meses adquire 60k no seu peso. Neste período, toda a sua gordura é reciclada e fica apenas a gordura obtida com a alimentação da bolota.
6) A dieta da bolota é complementada por ervas frescas, restolho, raízes, plantas silvestres e ervas aromáticas abundantes no Alentejo, o que acrescenta um delicado aroma à carne de Porco Preto.
7) A carne de Porco Preto é rica em antioxidantes que combatem o câncer e o envelhecimento. A dieta mediterrânica, da qual faz parte a carne de Porco Preto, é abundante em ácidos polisaturados que combatem o colesterol e previnem doenças cardiovasculares.
8) De acordo com os médicos nutricionistas de Portugal, a carne de porco preto pode exercer um papel protetor para a saúde na medida em que as suas proteínas são equilibradas e de alto valor biológico, contendo todos os aminoácidos essenciais, na proporção ideal para uma correta alimentação humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário